A territorialidade dos Potiguara de Monte-Mór: Regimes de memória, cosmologia e tradições de conhecimento

Revista Mundaú

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ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

A territorialidade dos Potiguara de Monte-Mór: Regimes de memória, cosmologia e tradições de conhecimento

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 8
Autores: Estevão Palitot
Autor Correspondente: Estevão Palitot | [email protected]

Palavras-chave: Potiguara, Territorialidade, Regimes de Memória, Campo Cosmológico, Tradições de Conhecimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho discutimos a territorialidade do povo indígena potiguara nas terras do antigo aldeamento de Monte-Mór – atuais Terras Indígenas Jacaré de São Domingos e Potiguara de Monte-Mór – localizado nos municípios de Rio Tinto e Marcação, na Paraíba. Estas duas terras indígenas foram objeto de recentes perícias judiciais antropológicas, nas quais um importante conjunto de itens a serem respondidos pelo perito antropólogo versava sobre a tradicionalidade da cultura e da ocupação indígena. Longe de corresponderem aos estereótipos de exotismo e primitividade os Potiguara de Monte-Mór tecem densas e complexas relações ecológicas, econômicas e cosmológicas com os ambientes que constituem as terras indígenas. Para a análise dessas relações mobilizamos diferentes conceitos teóricos à medida que a descrição etnográfica avançava. Nesse sentido, o artigo apresenta uma versão resumida do argumento desenvolvido nas duas perícias e aqui organizado em três seções: a) os regimes de memória em disputa; b) as interações cotidianas com os ambientes; c) as tradições de conhecimento que organizam o campo cosmológico potiguara. Sustentamos ao final do artigo que a elaboração de um modelo etnológico sobre a cultura Potiguara com vistas à produção de uma prova pericial deve adotar uma perspectiva dinâmica e processual atenta aos modos diversificados de organização do conhecimento através do qual os grupos domésticos indígenas atuam sobre o mundo.



Resumo Inglês:

In this paper we discuss the territoriality of the Potiguara indigenous people in the lands of the former settlement of Monte-Mór - current Jacaré de São Domingos and Potiguara de Monte-Mór Indigenous Lands - located in the municipalities of Rio Tinto and Marcação, in Paraíba. These two indigenous lands have been the subject of recent anthropological judicial investigations, in which an important set of items to be answered by the anthropological expert dealt with the traditionality of indigenous culture and occupation. Far from corresponding to the stereotypes of exoticism and primitiveness, the Potiguara de Monte-Mór weave dense and complex ecological, economic and cosmological relations with the environments that constitute indigenous lands. For the analysis of these relationships, we mobilized different theoretical concepts as the ethnographic description advanced. In this sense, the article presents a summarized version of the argument developed in the two forensics and organized here in three sections: a) the disputed memory regimes; b) daily interactions with environments; c) the traditions of knowledge that organize the potiguara cosmological field. We argue at the end of the article that the development of an ethnological model on the Potiguara culture with a view to producing expert evidence must adopt a dynamic and procedural perspective that is attentive to the diverse ways of organizing knowledge through which indigenous domestic groups act on the world.



Resumo Espanhol:

En este artículo discutimos la territorialidad de los pueblos indígenas Potiguara en las tierras del antiguo asentamiento de Monte-Mór, las tierras indígenas actuales de Jacaré de São Domingos y Potiguara de MonteMór, ubicadas en los municipios de Rio Tinto y Marcação, en Paraíba. Estas dos tierras indígenas han sido objeto de investigaciones judiciales antropológicas recientes, en las cuales un importante conjunto de ítems a ser respondidos por el experto en antropología se ocupó de la tradicionalidad de la cultura y la ocupación indígenas. Lejos de corresponder a los estereotipos de exotismo y primitividad, la Potiguara de Monte-Mór entrelaza relaciones ecológicas, económicas y cosmológicas densas y complejas con los ambientes que constituyen tierras indígenas. Para el análisis de estas relaciones, movilizamos diferentes conceptos teóricos a medida que avanzaba la descripción etnográfica. En este sentido, el artículo presenta una versión resumida del argumento desarrollado en los dos análisis forenses y organizado aquí en tres secciones: a) los regímenes de memoria en disputa; b) interacciones diarias con ambientes; c) las tradiciones de conocimiento que organizan el campo cosmológico potiguara. Sostenemos al final del artículo que el desarrollo de un modelo etnológico sobre la cultura Potiguara con miras a producir evidencia experta debe adoptar una perspectiva dinámica y procesal que esté atenta a las diversas formas de organizar el conocimiento a través del cual los grupos domésticos indígenas actúan en el mundo.



Resumo Francês:

Dans cet article, nous discutons de la territorialité des autochtones de Potiguara sur les terres de l'ancienne colonie de Monte-Mór - l'actuel Jacaré de São Domingos et les terres indigènes de Potiguara de Monte-Mór - situées dans les municipalités de Rio Tinto et Marcação, à Paraíba. Ces deux terres indigènes ont fait l'objet d'enquêtes judiciaires anthropologiques récentes, au cours desquelles un ensemble important de questions auxquelles l'expert anthropologique doit répondre ont trait à la tradition de la culture et de l'occupation indigènes. Loin de correspondre aux stéréotypes de l'exotisme et de la primitivité, la Potiguara de Monte-Mór tisse des relations écologiques, économiques et cosmologiques denses et complexes avec les milieux qui constituent les terres indigènes. Pour l'analyse de ces relations, nous avons mobilisé différents concepts théoriques au fur et à mesure de l'avancée de la description ethnographique. En ce sens, l'article présente une version résumée de l'argument développé dans les deux forensics et organisé ici en trois sections: a) les régimes de mémoire contestés; b) interactions quotidiennes avec les environnements; c) les traditions du savoir qui organisent le champ cosmologique de la potiguara. Nous soutenons à la fin de l'article que le développement d'un modèle ethnologique sur la culture Potiguara en vue de produire des preuves d'experts doit adopter une perspective dynamique et procédurale attentive aux diverses façons d'organiser les connaissances à travers lesquelles les groupes domestiques autochtones agissent sur le monde.