Este artigo propõe o entrecruzamento da solidão, como matéria-poética, sobretudo pelo entendimento deste sentimento/modo existencial humano, através da eficácia estética na dicção poética de Elizabeth Bishop (1911-1979). A tal ponto, acredita-se que como fruto de sua expressão artística o isolamento momentâneo potencializa à condição humana, justamente, por retroalimentar a existência e o devir. Com efeito, entre aproximações consigo e supostos distanciamentos sociais. Existe o melhor entendimento da totalidade do mundo que, em constante transformações, potencializa a (re)construção das intersubjetividades. De tal modo, propõem-se leituras contextuais e contemporizadas da primordial lírica bishopiana mediadas pelo aporte teórico-metodológico de PAZ (2014; 2015), BOSI (1990), BRASILEIRO (2012), ABBAGNANO (2007) e FREUD (2016) Assim sendo, busca-se fazer análises acerca do elemento-poético solidão, a fim de evidenciar reflexões acerca do tema através dos poemas Insomnia, Five Flights Upe Quai d’Orleans. Por se acreditar que o isolamento momentâneo tem a capacidade de potencializar a expressão artística, expressão esta que tem o poder de sintonizar o sujeito consigo mesmo. Deste modo percebido esse isolamento se origina na lacuna existente nas formas de comunicação desses sujeitos históricos com o mundo. E essa integração nos oferece oportunidades únicas de diálogos e autoconhecimento ao que parece insulado - mas que deseja em essência comunicar.
This article proposes the intertwining of solitude as poetic-matter, above all by the understanding of this human existential feeling/mode, through aesthetic efficacy in the poetic diction of Elizabeth Bishop (1911-1979). Thereby, it is believed that as a result of its artistic expression the momentary isolation potentiates the human condition, precisely, by giving back the existence and the becoming. In fact, between approximations and supposed social distancing. There is the best understanding of the totality of the world that, in constant transformations, enhances the (re) construction of intersubjectivities. Thus, we propose contextual and contemporaneous readings of the primordial bishopian lyric mediated by the theoretical-methodological contribution of PAZ (2014, 2015), BOSI (1990), BRASILEIRO (2012), ABBAGNANO (2007) and FREUD (2016) to make analyzes about the solitude as a poetic-element, in order to evidence reflections on the theme through the poems Insomnia, Five Flights Up and Quai d’Orleans. Because of the believe that momentary isolation has the capacity to enhance artistic expression, this expression has the power to tune the subject with itself. Therefore, this isolation originates in the gap existing in the forms of communication of these historical subjects with the world. In addition, this integration offers us unique opportunities for dialogue and self-knowledge to what appears to be insular -but that it essentially wants to communicate.