A TEXTUALIDADE DO ESPAÇO E DO TEMPO NA RELIGIÃO DOS ORIXÁS

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A TEXTUALIDADE DO ESPAÇO E DO TEMPO NA RELIGIÃO DOS ORIXÁS

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Rodolfo Ferreira Alves Pena
Autor Correspondente: Rodolfo Ferreira Alves Pena | [email protected]

Palavras-chave: textualidade, hermenêutica, candomblé, Xirê

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ação humana no contexto das práticas religiosas é representativa de uma visão de mundo. Tal visão é mediada pelas relações simbólicas, das quais a religião se inclui; isso confere a emergência de uma textualidade concebida a partir de uma inter-relação sistêmico-fenomênica de significados. Nesse ínterim, abre-se um precedente metodológico que será aqui sustentado por meio de uma interpretação sobre as concepções hermenêuticas da filosofia de Paul Ricoeur (1913-2005). Tal respaldo terá o objetivo de construir uma abordagem epistêmica e metodológica que forneça algumas vias de entendimento para uma leitura sobre a religião do Candomblé. Partindo do princípio de que a construção dessa religião ocorre por meio da constituição de um texto dotado de pleno sentido e que se reproduz nas práticas, falas e ações, realizaremos a presente abordagem procurando desvendar a rede de significados contida nas expressões religiosas candomblecistas. Assim, faremos a leitura das múltiplas espacialidades e temporalidades presentes na referida religião, realizando, ao final, uma leitura específica sobre a festa no Candomblé



Resumo Inglês:

The human action in the context of religious practices is representative of a worldview. This vision is mediated by symbolic relations, of which the religion is included; it gives the emergence of a textuality conceived from an interplay of systemic and phenomenological meanings. Meanwhile, opens up a precedent methodology that will be held here through an interpretation of the concepts of hermeneutical philosophy of Paul Ricoeur (1913-2005). Such support will aim to build an epistemic and methodological approach that provides some way of understanding to a reading on the religion of the Candomblé. Assuming that the construction of this religion occurs through the formation of a text endowed with full meaning and practices that reproduces, speech and actions, will realize this approach seeking to unravel the network of meanings contained in the Candonblecists religious expressions. So, do the reading of multiple spatialities and temporalities present in said religion, performing at the end, a reading about the specific party in Candomblé - the Xirê -, at which the plurality of contexts congregates