Este ensaio fornece uma visão geral do trabalho artístico e da experimentação que
leva ao conceito de Terceiro Espaço em Rede: um projeto virtual de transmissão ao vivo e de
performances para conectar artistas, audiências e perspectivas culturais ao redor do mundo.
O conceito do terceiro espaço sugere o colapso do local (primeiro espaço) e remoto (segundo
espaço) em um terceiro espaço socialmente construído em rede. O terceiro espaço pode ser
visto como uma nova realização da comunidade do teatro em uma cultura globalmente
conectada: o espaço de performances para a arte transmitida ao vivo, um fórum para a
agregação de fluxos de artistas de arte de mídia e uma arena para a interação social. O
seguimento é uma história artística pessoal e a contextualização dos quase trinta anos de
performance ao vivo, de mídia interativa, instalação, arte na Internet e os espaços nos quais
eles habitam. Este ensaio liga os primeiros trabalhos no Music Theatre desde o final da
década de 1980 e começo da década de 1990 aos mais recentes projetos em rede que
enquadram a ideia do Terceiro Espaço em Rede como um novo ambiente teatral rico em
potencial para performance ao vivo e para o discurso criativo.
This essay provides an overview of artistic work and experimentation leading to the concept of the Third Space Network: a live Internet broadcast and performance project for connecting artists, audiences, and cultural perspectives from around the world. The concept of the third space suggests the collapse of the local (first space) and remote (second space) into a third, socially constructed networked space. The third space can be viewed as a new realization of the community of theater in a globally connected culture: performance space for broadcasted live art, a forum for the aggregation of artist streams of media art, and an arena for social interaction. The following is a personal artistic history and contextualization of nearly thirty years of live performance, interactive media, installation, Internet art, and the spaces they inhabit. This essay connects early work in Music Theater from the late 1980s and early 1990s to more recent networked projects to frame the idea of the Third Space Network as a new theatrical environment rich in potential for live performance and creative discourse.