Thomas Mann, leitor de Goethe: O fardo da naturalidade em Viagem à Itália e Morte em Veneza

Viso: Cadernos de estética aplicada

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Editor Chefe: Vladimir Vieira
Início Publicação: 31/12/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Thomas Mann, leitor de Goethe: O fardo da naturalidade em Viagem à Itália e Morte em Veneza

Ano: 2007 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Pedro Caldas
Autor Correspondente: Pedro Caldas | [email protected]

Palavras-chave: cultura alemã, Itália, teoria da influência, Thomas Mann, Goethe

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio pretende compreender o papel da idéia de naturalidade na moderna cultura literária alemã. Para chegar a este objetivo, faremos a comparação entre Viagem à Itália, de Goethe, e Morte em Veneza, de Thomas Mann, de modo a ficar claro que, através da representação de Veneza (Itália), feita por Thomas Mann, podemos identificar, baseados na teoria da influência desenvolvida por Harold Bloom, uma concepção de artista que revela a interpretação de Thomas Mann a respeito dos dilemas da cultura alemã.



Resumo Inglês:

This essay aims to understand the role of the idea of naturality in the german modern literary culture. In order to achieve this goal, we shall compare Goethe´s Journey to Italy and Thomas Mann´s Death in Venice, so that can be clear that through Mann´s representation of Venice (Italy), we can identify, based on Harold Bloom´s “influence theory”, a conception of artist that might reveal Mann´s own interpretation of german culture´s dilemmas.