Este artigo tem o objetivo de discutir aspectos vinculados à contracultura e ao rock na produção musical dos Novos Baianos nos anos 1970. Tendo como pano de fundo o contexto da música popular na década, dois pontos serão discutidos: a leitura particular da contracultura feita pelo grupo, e a experimentação percebida nas misturas do rock com gêneros populares brasileiros. As caracterÃsticas contraculturais – segundo Roszak (1972), Muggiatti (1981), Goffman e Joy (2007), Risério (2005), Dunn (2001; 2002) – serão observadas a partir das memórias de um dos lÃderes do grupo, o letrista Luiz Galvão, no livro Anos 70: novos e baianos (1997), e a partir de cenas do filme Novos Baianos F.C., de Solano Ribeiro (1973). Algumas canções gravadas na década indicarão as formas de uso dos elementos estéticos do rock, em especial nos arranjos de guitarra do músico Pepeu Gomes.
The aim of this article is to discuss aspects linked to counterculture and rock in musical production of the Brazilian band Novos Baianos in the 70’s. Having the context of Brazilian popular music from that decade as a background, two points will be discussed: the particular understanding of counterculture made by the band, and the experimental mix between rock and Brazilian popular musical genres. The counterculture aspects – according to Roszak (1972), Muggiatti (1981), Goffman e Joy (2007), Risério (2005), Dunn (2001; 2002) – will be observed from memories of one of the band’s leaders, the lyricist Luiz Galvão, in his book Anos 70: novos e baianos (1997), and from the scenes of the movie Novos Baianos F.C., directed by Solano Ribeiro (1973). Some of their songs recorded in the 70’s will point the ways of use of rock’s aesthetic elements, especially in guitar arrangements of the musician Pepeu Gomes.