Tochas e coralidades na experiência visual de gênero em cena: dispositivos pedagógicos da luz na recepção teatral

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Tochas e coralidades na experiência visual de gênero em cena: dispositivos pedagógicos da luz na recepção teatral

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 34
Autores: Dodi Tavares Borges Leal
Autor Correspondente: Dodi Tavares Borges Leal | [email protected]

Palavras-chave: Iluminação cênica; pedagogia das artes cênicas, recepção teatral, visualidades de gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O manejo de objetos emissores de luz por espectadores/as tem sido uma proposta recorrente em produções teatrais contemporâneas. O que se observa destas produções é que a participação da recepção a partir da interatividade da luz gera uma situação que ressalta o estado de improviso da cena bem como a autoralidade do público na obra teatral. Ao mesmo tempo, outro aspecto fundamental da inscrição da luz da cena via recepção é a imprevisibilidade permanente e os riscos de sustentação coletiva da visualidade teatral. Este artigo discorre sobre o fator pedagógico dos dispositivos da iluminação cênica no contexto de colaboração formativa com a recepção teatral. Alguns apontamentos são feitos a partir da performance A Cabeça da Cassandra, do Coletivo Carmim (Campinas, 2017 / Porto Seguro, 2018), na qual a luz cênica forjada pelo público é aspecto nevrálgico na experiência visual de gênero.



Resumo Inglês:

The handling of light-emitting objects by spectators has been a recurring proposition in contemporary theatrical productions. What is observed of these productions is that the participation of the reception from the interactivity of the light generates a situation that emphasizes the state of improvisation of the scene as well as the authorality of the public in the theatrical work. At the same time, another fundamental aspect of the inscription of the light of the scene via reception is the permanent unpredictability and the risks of collective support of theatrical visibility. This article discusses the pedagogical factor of the devices of the scenic lighting in the context of formative collaboration with theatrical reception. Some notes are made from the performance The Head of Cassandra of the Coletivo Carmim (Campinas, 2017 / Porto Seguro, 2018), in which the scenic light forged by the public is a neuralgic aspect in the visual experience of gender.