TOQUE DE AXÉ: UM OLHAR SOBRE AS ESPACIALIDADES UMBANDISTAS

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ISSN: 2446-6646
Editor Chefe: Josué da Costa Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

TOQUE DE AXÉ: UM OLHAR SOBRE AS ESPACIALIDADES UMBANDISTAS

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Rogério Amaral Pereira
Autor Correspondente: Rogério Amaral Pereira | [email protected]

Palavras-chave: espacialidade, musicalidade, religião

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As manifestações umbandistas assentadas na cidade de Rio Grande-RS são de uma riqueza ímpar. E direcionar o olhar para a devoção é transitar no mundo do sagrado e de suas linguagens espacializadas, as quais compõem as sacralidades urbanas.  Refletir sobre a musicalidade religiosa leva à incidência da existencialidade humana, ou seja, de um encontro preso não só ao caráter institucional, mas ao pertencer do indivíduo praticante religioso como ser capaz na sua forma de relacionar-se com o mundo.  Assim, o presente artigo objetiva a reflexão sobre a espacialidade cultural religiosa e a sua relação com a musicalidade dos praticantes religiosos. Com isto, o estudo é composto pela observação e investigação de três comunidades religiosas umbandistas rio-grandinas: o Centro Espiritualista “Reino de São Jorge”, o Centro Espiritualista “Tenda de São Jorge” e o Centro Espírita de Umbanda “Cristo Redentor”, realizadas entre os anos de 2013 e 2015, as quais compuseram o cabedal de pesquisa de campo. Neste sentido, a pesquisa consiste ainda no diálogo geográfico, pautado na exposição das falas dos praticantes umbandistas entrevistados que permitiram pressupostos para análise das lembranças devocionais e suas espacialidades, na compreensão das manifestações sociais, onde são cultivadas as devoções.



Resumo Inglês:

The umbandista manifestations sited in Rio Grande-RS are of a singular wealth. And directing the look to the devotion is to travel in the world of sacred and of its spatialized languages, which compose the urban sacradeness. Reflecting about t he religious musicality take to the incidence of human existentiality, that is, of an encounter stuck not only to institutional character, but also to belong to the religious practicing individual as being able in its form of relating with the word. Then, the present article aims the reflection about the religious cultural spatiality and its relation with the musicality of the religious participants. With this, the study is   the years of 2013 and 2015, that composed the resource of the field research. In this sense, the research still consists in the geographic dialogue, basing in the exposition of the talks of umbandista practitioners interviewed which permitted assumptions to the analysis of the devotional memories and its spatialities, in the understanding of the social manifestations, where the devotions are cultivated.