Traços de colonialidade em narrativas de licenciandas em Música: abordagens (auto)biográficas como ponte entre experiências de vida e formação

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Traços de colonialidade em narrativas de licenciandas em Música: abordagens (auto)biográficas como ponte entre experiências de vida e formação

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Pâmela Barroso de Araújo Cruz, Jéssica de Almeida
Autor Correspondente: Pâmela Barroso de Araújo Cruz | [email protected]

Palavras-chave: educação musical, licenciatura em música, pesquisa (auto)biográfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo objetiva apresentar dados parciais de uma pesquisa de mestrado que analisou a influência de ambientes institucionalizados e não-institucionalizados de educação musical na formação de discentes de um curso de licenciatura em música de uma universidade do Norte do país, na perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa que originou tais dados percorreu pressupostos teórico-metodológicos (auto)biográficos e desenhou-se a partir de uma construção narrativa inspirada na biografia educativa e músico-educativa. O estudo deste material biográfico foi realizado a partir da Análise do Discurso, em que se ponderou sobre traços de colonialidade presentes nos discursos dos participantes da pesquisa que parecem dificultar diálogos e fazeres musicais em uma perspectiva contra-hegemônica. Para que essa dificuldade seja minimizada, sinaliza-se a necessidade de que haja uma ponte entre experiências musicais ocorridas em diferentes espaços de aprendizagem musical, o que pode ser realizado por meio da exploração de metodologias (auto)biográficas em contextos de formação.



Resumo Inglês:

This article aims to present partial data from a master's research that analyzed the influence of institutionalized and non-institutionalized music education environments on the training of students in a music degree course at a university in the North of the country, from the perspective of the students themselves. The research that originated such data covered (auto)biographical theoretical-methodological assumptions and was designed from a narrative construction inspired by educational and music-educational biography. The study of this biographical material was carried out based on Discourse Analysis, in which were considered traces of coloniality present in the research participants' discourses that seem to hinder dialogues and musical creations from a counter-hegemonic perspective. In order for this difficulty to be minimized, there is a need for a bridge between musical experiences that occurred in different musical learning spaces, which can be accomplished through the exploration of (auto)biographical methodologies in training contexts.