Ao problematizar a intensificação do uso das novas tecnologias digitais no contexto educacional, trazendo para o debate a desqualificação e a desvalorização dos professores, com a retirada da sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma inclusão digital simplista, a Revista Instrumento mais uma vez traz para o debate temas relevantes para a educação.
O número especial “Trabalho, Formação Docente e Novas Tecnologias†aprofunda a discussão, apontando, através de diferentes leituras e aportes teóricos, que mais que instrumentalizar os professores no domÃnio de habilidades que lhes permitam se mover e guiar seus alunos em um ambiente cada vez mais informatizado é necessário formar um educador capaz de analisar, criar, conceber e desenvolver suas práticas pedagógicas. Por isto, a qualificação do professor vai além da competência técnica, já que teoria e prática são condição para um processo educativo centrado na práxis.
Os quinze textos que compõem este volume especial tratam de temas que vão desde os sentidos atribuÃdos à s tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, focalizando os modos pelos quais as TIC têm sido recontextualizadas nas teorias e nas práticas pedagógicas, até mesmo as mudanças profundas na Universidade, a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais. O resultado de uma investigação realizada nas Universidades espanholas apontam para os desafios que provavelmente podem ser analisados no nosso paÃs.
Os blogs, as novas tecnologias e as práticas pedagógicas e a sua relação com a formação docente, a utilização do portfólio nos cursos de formação de professores, como instrumento de avaliação, a formação inicial e continuada de professores, numa visão histórica e crÃtica, a discussão sobre os saberes docentes, os parâmetros curriculares nacionais e a sua implicação com o trabalho do professor de lÃngua portuguesa, etnografia, utilização das TIC no ensino superior, gênero e formação docente são os diferentes temas abordados pelo conjunto dos autores que atenderam ao chamado da Revista Instrumento. Além desses trabalhos, este volume especial apresenta um ensaio sobre o ensino de fÃsica, bem como alguns relatos de experiências de programas de formação de professores, como é o caso do Centro de Estudo Ciranda da Arte, de Goiás, e o programa GESTAR II – Gestão da Aprendizagem Escolar, desenvolvido pela UFJF em parceria com o MEC/FNDE. Para finalizar, um belo depoimento de uma professora da Universidade de Barcelona, a partir de seu trabalho orientando alunos que dão aulas em uma penitenciária na Espanha.
Com este trabalho, a Revista Instrumento mantém-se atualizada e em consonância com a problemática educacional de seu tempo, apresentando aos leitores o resultado de estudos, pesquisas e experiências sobre temas da educação, bem como aprofunda a sua inserção, ao trazer também contribuições internacionais, mostrando o alcance deste projeto.