Este artigo tem como objetivo compreender as expressões da oralidade das comunidades de religiões afro-brasileiras, enquanto fontes históricas. Entende-se como narrativas orais, transmissão de saberes, que se constituem a partir das experiências das populações de origem africana dispersas pelo Brasil, traduzidas principalmente em contos, rezas, gestos, dança e música. Como elemento-chave na constituição de uma tradição oral afro-brasileira, essas narrativas tornam-se relevantes para pesquisas históricas porque são entendidas como uma outra forma de expressar as memórias ancestrais, contribuindo, assim, para a produção e transmissão de experiências e práticas culturais entre diferentes gerações. A tradição oral afro-brasileira, enquanto fonte histórica, contribui para o enriquecimento das pesquisas historiográficas, pois revelam outras perspectivas epistemológicas, sobretudo a partir das tensões provocadas pelas percepções do mundo afro-diaspórico, em contraponto à hegemonia da cultura material e escrita, além de conceitos ligados à cultura, de base eurocêntrica, ainda predominantes na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Tradição oral, memória, religiões afro-brasileiras.
This article aims to understand the oral expressions of communities of AfroBrazilian religions, as historical sources. Oral expressions are understood as oral narratives, transmission of knowledges, which are constituted from the experiences of the populations of African origin dispersed in Brazil, translated mainly in short stories, prayers, gestures, dance and music. As a key element in the constitution of an AfroBrazilian oral tradition, these narratives become relevant to historical research because they are understood as another way of expressing ancestral memories; thus contributing to the production and transmission of cultural experiences and practices between different generations. The Afro-Brazilian oral tradition, as a historical source, contributes to the enrichment of historiographical research, since it reveals other epistemological perspectives, especially from the tensions provoked by the perceptions of the Afro-Diasporic world, in counterpoint to the hegemony of the material and written culture, besides of concepts linked to culture, with a Eurocentric basis, which is still predominant in Brazilian society.
Key words: Oral tradition, memory, Brazilian Afro religions.