Em "Shakespeare nas Dunas", do livro Nu, de Botas, o cronista Antonio Prata relata seu primeiro contato com a história de Romeu e Julieta, propiciando uma série de reflexões ligadas à literatura e suas funções. Esperando dar espaço a algumas dessas reflexões, o presente artigo consiste numa análise fechada da crônica – observando seu próprio processo de composição artística – entremeada por considerações de ordem mais geral, sobretudo no que respeita à experiência do leitor que se identifica com uma história. Além disso, o artigo promove também, a partir de uma comparação com outros gêneros mencionados no texto de Prata (tragédia e fábula), uma discussão em torno do gênero da crônica, cuja finalidade é, acima de tudo, o reconhecimento de algumas de suas características principais.
In “Shakespeare nas Dunas”, from the book Nu, de Botas, the chronicler Antonio Prata describes his first contact with the story of Romeo and Juliet, propitiating a series of refl ections connected to literature and its functions. Expecting to make room for some of those reflections, the present article consists of a closed analysis of the chronicle – observing its own process of artistic composition – interspersed with considerations of more general order, specially the experience of the reader who identifies with a particular story. Furthermore, the article raises as well, starting from a comparison with other genres mentioned in Prata’s text (tragedy and fable), a discussion about the chronicle genre, whose purpose, above all, is to indicate some of its main characteristics.