A TRANSCENDÊNCIA NO PERCURSO IDEOLÓGICO-EXISTENCIAL DE ROGER GARAUDY

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Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

A TRANSCENDÊNCIA NO PERCURSO IDEOLÓGICO-EXISTENCIAL DE ROGER GARAUDY

Ano: 2017 | Volume: 44 | Número: 140
Autores: Jose Rui da Costa Pinto
Autor Correspondente: Suporte | [email protected]

Palavras-chave: Ateísmo. Amor. Deus. Percurso ideológico. Tawhid. Transcendência / Atheism. Love. God. Ideological path. Tawhid. Transcendence

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

o percurso existencial e o itinerário ideológico de Roger Garaudy estão de tal modo unidos que se determinam e configuram mutuamente. Depois de destacar as principais experiências que marcaram indelevelmente a vida de Garaudy e as consequentes fases da trajetória do seu pensamento, o presente artigo debruça-se sobre a questão da transcendência que constitui uma temática central na filosofia garaudiana. Numa primeira etapa de seguidismo marxista em que Garaudy se confessa incontestavelmente ateu, a transcendência é lida num horizonte exclusivamente horizontal, em chave de subjetividade – a epifania do outro – e de temporalidade – a abertura ao futuro. Posteriormente, o diálogo com o cristianismo vai abrindo Garaudy ao reconhecimento de Deus-Transcendência, num processo de profundo dramatismo interior, como mais tarde confessará. Por fim, a adesão ao islamismo proporcionar-lhe-á nova clarificação e maior solidez na harmonia homem – Deus, inspirada no princípio islâmico da unidade fundamental de tudo – tawhid.



Resumo Inglês:

Roger’s Garaudy existential path and the ideological itinerary are united in such a way that they determinate and configure themselves mutually. Aoer highlighting the main experiences which indelibly marked Garaudy’s life and the consequent phases of the trajectory of his thinking, the current paper dwells on the maVer of transcendence which constitutes a central issue of the Garaudin philosophy. In a first stage of the Marxist followership in which Garaudy confesses himself as atheist, the transcendence is read in an exclusively horizontal horizon, in key of subjectivity — the epiphany of the other — and of temporality—the opening of the future. Aoerwards, the dialogue of Christianity opens Garaudy to the recognition of God-Transcendence, in a process of deep interior drama, as he later confesses. At last, the accession to Islam will provide him a new clarification and a bigger strength in the harmony man-God, inspired in the Islamic principle of the fundamental unity of everything — twahid.