As transformações do organicismo e do conceito de motivo na teoria schenkeriana

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

As transformações do organicismo e do conceito de motivo na teoria schenkeriana

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: Rafael Fortes
Autor Correspondente: Rafael Fortes | [email protected]

Palavras-chave: Análise Schenkeriana, teoria musical, filosofia da música, epistemologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo elabora uma leitura sobre a trajetória da teoria schenkeriana: das reflexões sobre a linguagem e a genealogia da música no artigo de 1895, Der Geist der Musikalischen Technik, até a expressão derradeira de sua metodologia analítica em 1935, em Der Freie Satz. Reúne as questões que motivaram o desenvolvimento dessa teoria, dando especial enfoque às transformações do conceito de motivo e das metáforas organicistas. Observa como esses dois aspectos são desenvolvidos conjuntamente ao longo de 40 anos de produção teórica, demonstrando a íntima conexão entre aspectos técnicos e teóricos. A resolução de problemas, como a causalidade musical e a associação de ideias em sua teoria, é investigada à luz desses aspectos, motivando reflexões epistemológicas e filosóficas sobre o desenvolvimento da complexa musicologia de Schenker. Na exposição desta trajetória, o artigo se depara com diversas questões-chave que compreendem e antecipam o posterior desenvolvimento do método que denominamos hoje em dia como Análise Schenkeriana. Busca-se, com essa exposição, fomentar um diálogo mais complexo da teoria schenkeriana, tanto com o neo-schenkerianismo quanto com correntes do pensamento além do âmbito musicológico.



Resumo Inglês:

 This article elaborates a view about Schenkerian’s Theory trajectory: from its thoughts about language and musical genealogy in the 1895’s article, Der Geist der Musikalischen Technik , until the final expression of the analytical methodology in 1935, on Der Freie Satz. It reunites the issues that motivated the development of that theory, with special focus to the concept of motif’s and the organicist metaphor’s transformations. It observes how these two aspects are developed conjunctly throughout 40 years of theoretical publications, showing the intimate connection between technical and theoretical aspects. The resolution of problems such as the musical causality and the association of ideas is investigated within those aspects, promoting philosophical and epistemological thoughts about the development of Schenker’s complex musicology. Exposing this trajectory, the article finds many keyissues that comprehend and anticipates the posterior development of what we call today as Schenkerian Analysis. This exposition seeks to foment a more complex dialog with neoschenkerianism, but also with streams of thought that go beyond musicology.