Neste artigo, analisa-se a temática homoafetiva na representação e no
discurso dos personagens homossexuais da novela Amor à vida, exibida
entre maio de 2013 e janeiro de 2014 pela Rede Globo, Ã luz da
perspectiva teórica da análise do discurso. Com um considerável número
de personagens gays e a abordagem da questão da bissexualidade e da
homoparentalidade nessa novela, percebem-se inovações discursivas na
teledramaturgia brasileira como integrante de um amplo processo na sociedade
brasileira na luta por reconhecimento da identidade homossexual
nos últimos anos. Os resultados demonstram não apenas uma mudança
no padrão de representação dos personagens homossexuais, mas também
a participação da ficção televisiva e sua apropriação dos espaços que partilham
a luta dos movimentos que reclamam aceitação da identidade homossexual.
This article, we analyze the homoaffective theme in the representation and in the
discourse of homosexuals characters of the soap opera Amor à vida, displayed between
May 2013 and January 2014 by Rede Globo, in the light of the theoretical perspective
of speech analysis. With a considerable number of gay characters and the approach
of the subject of the bisexuality and of the homoparenthood in this soap opera, are noticed
discursive innovations in the Brazilian soap operas as member of a large process
in the Brazilian society in the fight for recognition of homosexual identity in the last
years. The results not just demonstrate a change in the pattern of representation of the
homosexuals characters, but also the participation of the television fiction and its appropriation
of the spaces that share the fight of the movements that claim acceptance
of the homosexual identity.