Transformações no solo e concentração de mercúrio em uma sequência de latossolos de platô na bacia do Rio Negro (AM): dinâmica natural ou intervenção antrópica?

GeoTextos

Endereço:
Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia - UFBARua Barão de Geremoabo, s/n, Federação
Salvador / BA
40.170-970
Site: http://www.geotextos.ufba.br
Telefone: (71) 3283-8569
ISSN: 1984-5537
Editor Chefe: Angelo Serpa
Início Publicação: 28/02/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

Transformações no solo e concentração de mercúrio em uma sequência de latossolos de platô na bacia do Rio Negro (AM): dinâmica natural ou intervenção antrópica?

Ano: 2013 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Alisson Duarte Diniz, Guilherme Taitson Bueno, Nádia Regina do Nascimento, Emmanuel Fritsch, Cláudia Carvalhinho Windmöller
Autor Correspondente: Alisson Duarte Diniz | [email protected]

Palavras-chave: pedogênese, latossolo, platô, mercúrio, Amazônia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos problemas ambientais conhecidos na Amazônia é a alta concentração de mercúrio (Hg) em algumas classes de solos, corpos hídricos e peixes. Estes problemas foram, por diversas vezes, atribuídos à mineração do ouro. No entanto, nas duas últimas décadas, quantidades elevadas de Hg também foram encontradas em regiões com mínima intervenção antrópica. Assim, o objetivo deste estudo foi associar o processo de concentração do Hg no solo a uma variação espacial da cobertura pedológica, em uma sequência de Latossolos de Platô que se transforma em direção a uma depressão com solos podzolizados. Objetivou-se, também, analisar a origem dessa concentração de Hg: se natural (pedogenética) ou resultado de atividades humanas. Pesquisas de campo e laboratório forneceram dados morfológicos, químicos, físicos e mineralógicos dos sítios estudados. O Hg foi quantificado na fração total do solo (HgT) e na fração inferior a 50μm, além de ser analisado por termodessorção. Os resultados demonstraram que à medida que os Latossolos empobrecem em elementos finos, o mercúrio concentra-se, gradualmente e predominantemente, nas frações inferiores a 50μm. Os dados de termodessorção eliminaram a possibilidade de contaminação mercúrica por garimpagem. Assim, o uso e o manejo incorreto desses solos poderão causar riscos à saúde das populações ribeirinhas amazônicas.