TRANSIÇÕES DE IMPACTO/IMPACT TRANSITIONS

Revista Athena

Endereço:
Ávenida Tancredo Neves, 1095 - Antiga Escola Ápice - Cavalhada
Cáceres / MT
78200-000
Site: https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/index
Telefone: (65) 9933-2815
ISSN: 2237 - 9304
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

TRANSIÇÕES DE IMPACTO/IMPACT TRANSITIONS

Ano: 2019 | Volume: 16 | Número: 1
Autores: Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia, Roberto Medina
Autor Correspondente: Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia | [email protected]

Palavras-chave: Adolescentes; Improvisação; Protagonismo; Teatro-Fórum; Teatro do Oprimido.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Essa pesquisa[1] analisa de que modo o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como procedimento estético em prol da formação do indivíduo e de ações protagônicas. A proposta pedagógica baseia-se no arsenal do Teatro do Oprimido, com enfoque no Teatro-Fórum, uma das técnicas mais praticadas por esse sistema criado por Augusto Boal. O estudo fundamenta-se na criação do espetáculo Transições de Impacto, no qual apresenta situações de opressão debatidas com a intervenção direta da plateia. O debate encenado propõe ferramentas para que o sujeito se perceba e entenda suas potencialidades, utilizando-as com o intuito de se posicionar criticamente em relação às questões sociais presentes em seu cotidiano, através de um trabalho que perpassa pela linguagem artística, ao teatralizar conflitos sociais.



Resumo Inglês:

This study analizes the use of the Theatre of the Oppressed as an aesthetic procedure in favor of the individual´s formation and leading actions. The pedagogical proposal is based on the arsenal of the Theatre of the Oppressed, focusing on the Forum Theatre, one of the most practiced techniques for this system created by Augusto Boal. The study is based on the creation of the performance Transitions of Impact, which presents oppression situations discussed with the direct intervention of the audience. The debate staged proposes tools for the subject to perceive and understand their potential, using them in order to position themselves critically in relation to social issues present in their daily lives through a work that runs through the artistic language when dramatizing social conflicts.