O presente estudo possui o objetivo de analisaro surgimento do trap, enquanto gênero musical de manifestação deatores sociais na busca de garantias de direitos, observando sua formação e suas representações sociais na contemporaneidade. Logo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, de início, trata-se de realizar uma contextualização histórica desdeo hip-hope rap até culminar na constituição do trap. Após, são discutidos os contextos de surgimento e a sua chegada ao Brasil, finalizando com suas representações sociais. A partir da investigação, suscitou-se que o anseio pela efetivação de direitos e suas garantias são elementos constituintes das produções da periferia. Fomentou-se, portanto, que é necessário romper com as elitizações e fragmentações impostas para que todos os indivíduos sejam vistos e reconhecidos como iguais no estabelecimentode direitos.
The present study proposes to analyze the emergence of trap, as a musical genre of manifestation of social actors in the search for guarantees of rights, observing its formation and its social representations in contemporary times. Therefore, from a bibliographical research, at the beginning, it is about carrying out a historical contextualization from hip-hop and rap to culminating in the constitution of trap. Afterwards, the contexts of its emergence and its arrival in Brazil are discussed, ending with its social representations. From the investigation, it was raised that the yearning for the realization of rights and their guarantees are constituent elements of the productions of the periphery. It was encouraged, therefore, that it is necessary to break with the elitism and fragmentation imposed so that all individuals are seen and recognized as equal in the establishment of rights.