Trem mineiro: paisagens sonoras presentes na história de vida de Wagner Tiso

Lumina

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Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Trem mineiro: paisagens sonoras presentes na história de vida de Wagner Tiso

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 3
Autores: Marcos Vinicius de Moraes Terra, Heloísa de A. Duarte Valente
Autor Correspondente: Marcos Vinicius de Moraes Terra | [email protected]

Palavras-chave: paisagem sonora, histórias de vida, clube da esquina, soundscape, history of lives, clube da esquina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo propomos analisar a paisagem sonora presente em uma narrativa de história de vida produzida com a metodologia adotado pelo Museu da Pessoa. Utilizando como fundamento teórico conceitos elaborados por R. Murray Schafer (2012) tomamos como estudo a história de vida do compositor Wagner Tiso (1945) presente no acervo do Museu. A partir das informações colhidas nas entrevistas registradas, coletamos referências que descrevem e circunstanciam as diversas paisagens sonoras vivenciadas pelo músico, ao longo de sua infância e juventude e que seriam fundantes para a estética do Clube da Esquina, do qual Tiso participou ativamente. Tais informações contribuem para compreender como se dá o pensamento estético e o processo criativo de Tiso. Para esta investigação, selecionamos depoimentos resultantes de entrevistas e analisamos vários “testemunhos auditivos” (SCHAFER, 2012) do músico. Paralelamente, é observada, ainda, a presença da paisagem sonora da canção das mídias (VALENTE, 2003), com o intuito de verificar algumas obras que acabaram por se incorporar à formação artística e intelectual de Tiso. O estudo conclui que a paisagem sonora e seus elementos foram fundamentais para o desenvolvimento do pensamento artístico de Wagner Tiso e de outros membros do Clube da Esquina.



Resumo Inglês:

In this article we propose to analyse the soundscape present in a narrative of a life history produced with the methodology adopted of the Museum of the Person. Using as theoretical groundwork concepts elaborated by R. Murray Schafer (2012) we chose the life history of the composer Wagner Tiso (1945) belonging to the collection of the Museum. From the information gathered in the recorded interviews, we have collected references that describe and circumstantiate the various soundscapes experienced by the musician, throughout his childhood and youth and that would be founders for the aesthetics of the Clube da Esquina, which Tiso actively participated in. Such information contributes to understanding how Tiso’s aesthetic thinking and creative process arises. For this investigation, we have selected testimonials resulting from interviews and have analysed several "hearing testimonies" (SCHAFER, 2012) of the musician. At the same time, the presence of the soundscape of the media song (VALENTE, 2003) is also observed, in order to verify how some works were incorporated into the artistic and intellectual thought of Tiso. This study concludes that the soundscape and its participating elements were fundamental to the development of the artistic thinking of Wagner Tiso and other members of the Clube da Esquina.