Este artigo descreve memórias e devoções negras em festividades no Brasil, através da observação participante e da análise comparativa. Desta forma, buscamos pensar a festa de Nossa Senhora do Rosário realizada em um pequeno vilarejo de Minas Gerais, e a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, realizada no centro do Rio de Janeiro através de uma categoria analítica: o trançado. Estas festividades revelam devoções às entidades classificadas como Santos de Cor, ressignificando relações simbólicas dos negros com a escravidão e a desigualdade social. Sendo assim, procuramos demonstrar dois pontos centrais. O primeiro está baseado em como as devoções são capazes de envolver e mediar os fiéis em um círculo de relações humanas e não humanas, onde espíritos e objetos são materializados. O segundo, como um conjunto de sistemas simbólicos, se torna central para expressar o trançado, categoria de pensamento social, nas diferentes manifestações do catolicismo brasileiro.
This paper describes black memories and devotion festivities in Brazil through participant observation and comparative analysis. In order to do so, we seek to investigate Nossa Senhora do Rosário’s festivity in a small village in Minas Gerais and Nossa Senhora do Rosário and São Benedito’s festivity in downtown Rio de Janeiro, through an analytical category: the braided. These festivities reveal devotions to entities classified as Santos de Cor, resignifying symbolic relations between black people and slavery and social inequality. Therefore, we attempt to identify two predominant issues. Firstly, how devotions can involve and mediate followers in a circle of human and non-human relationships, where spirits and objects are materialized. Secondly, how a set of symbolic systems becomes a central point to express the braided, a category of social thought, in the different manifestations of Brazilian Catholicism.
Este artículo describe las memorias negras y las devociones en las festividades en Brasil, a través de la observación participante y del análisis comparativo. Por medio de la categoría analítica del trenzado se analizan, por un lado, la fiesta de Nuestra Señora del Rosario que se realiza en una pequeña región de Minas Gerais y, por el otro, la fiesta de Nuestra Señora del Rosario y San Benito que se celebra en el centro de Río de Janeiro. Ambas festividades revelan devociones a entidades clasificadas como Santos de Color, resignificando las relaciones simbólicas entre los negros con la esclavitud y la desigualdad social. En este sentido, buscamos responder a dos interrogantes centrales. La primera pregunta se basa en cómo las devociones pueden involucrar a los fieles en un círculo de relaciones humanas y no humanas, en donde se materializan espíritus y objetos. La segunda pregunta indaga en cómo un conjunto de sistemas simbólicos se convierte en un punto central para expresar el trenzado, categoría de pensamiento social en las diferentes manifestaciones del catolicismo brasileño.