Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 30
Autores: Giovana Beatriz Manrique Ursini
Autor Correspondente: Giovana Beatriz Manrique Ursini | [email protected]

Palavras-chave: Trisha Brown; artes visuais; dança contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo tem por objetivo mostrar como Trisha Brown (1936-2017) explorou instrumentos das artes visuais em suas obras de dança contemporânea. Primeiro, os recursos das artes visuais serviram como elementos cênicos em suas peças, como em Planes (1968). Depois, Brown começou a desenvolver desenhos para auxiliar na memorização coreográfica e na pesquisa de movimento. A coreógrafa desenvolveu também a série It's a Drawn onde utiliza o seu corpo como ferramenta para a pintura. Esses encontros com as artes visuais enriqueceram sua dança, ajudando no estudo corporal e na construção coreográfica. Além dos trabalhos idealizados por Brown, outras produções, como as de Merce Cunningham e Simone Forti, também são citadas ao longo do estudo para se pensar no contato das artes visuais na dança contemporânea.



Resumo Inglês:

This article aims to show how Trisha Brown (1936-2017) explored instruments of the visual arts in her works of contemporary dance. First, the resources of visual arts were used as scenic elements in her plays, like Planes (1968). Later, Brownegan to develop drawings to help in choreographic memorization and movement research. The choreographer also developed the It’s a Drawn series where she uses her body as a tool for painting. These encounters with the visual arts ended up improving her dance, helping in body studies and choreographic construction. In addition to the works conceived by Brown, other productions, such as those of Merce Cunningham and Simone Forti, are also cited throughout the study to consider the contact of the visual arts in contemporary dance.