A partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoandodopadrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expressona temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista,incorporou o imaginário internacional da juventude –rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia –àcanção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora queretomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928.
A partir de los índices del clima represivo político-policial en Brasil a finales dela década de 1960, enunciados en las etras de las canciones tropicalistas, se identifica y analiza el carácter comprometido-insurreccional del discurso musical producido por el llamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamiento político y de resistenciacultural a la barbarie institucionalizada con la consolidación del proyecto de modernización autoritaria-conservadora de la dictadura militar instalada con el golpe en abril de 1964. Desentonando del patrón formal de alineamiento dogmático entre el arteyla política, expresado en la temática nacional-popular de la canción implicada con el período, el Grupo Baiano, a través de la intervención tropicalista, incorporó el imaginario internacional de la juventud -rock n'roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, libertad sexual y rebeldía -en las canciones urbanas, aspectostemáticos de la sociedad de consumo (la dimensión mercadológica de la música popular) y valorizó la diversidad musical / rítmica brasileña, en una actitud devoradora que retomaba el radicalismo de la vanguardia antropofágica del modernismo en 1928.