O jesuíta e teólogo Joseph Moingt, para levar a termo a uma Teologia da Revelação satisfatória e plausível ao homem e à mulher contemporâneos, buscou caminhar a partir da história de Jesus no Novo Testamento bíblico. Resultou que Deus, pela encarnação de seu Filho, revelou-se como o Deus que vem ao homem–expressão pela qual o autor intitula as suas últimas obras. Dessa maneira, a Trindade econômica revela seu em sicomo doação e autocomunicação, pois se apresenta na historicidade concreta, na existência humana, como sendo um para-nós. Este artigo interessa-se, trilhando a reflexão teológica de Moingt, pela revelação do Deus que vemna história dos homens, e que constitui uma nova história com eles pela salvação. Outrossim, quer descobrir o que ocorre aos seres humanos quando enredados no tecido intersubjetivo com o Deus conosco, gerador da grande fraternidade também entre eles. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança em liberdade, amor e gratuidade soberana e, por isso, capacita-os na vivência de iguais atributos. A imagem de Deus no ser humano revela-se na capacidade de ele entrar em relação com o outro, porque Deus-Trindade é total doação e comunicação.
The Jesuit and theologian Joseph Moingt, in order to carry out a satisfactory and plausible Theology of Revelation for contemporary men and women, he sought to walk from the story of Jesus in the biblical New Testament. It turned out that God, through the incarnation of his Son, revealed himself as the God who comes to man–an expression by which the author entitles his last works. In this way, the economic Trinity reveals its in itselfas donation and self-communication, because it presents itself in concrete historicity, in human existence, as being a for-we. This article is interested, following Moingt's theological reflection, by the revelation of the God who comesin the history of men, and who constitutes a new history with them through salvation. Also, he wants to find out what happens to human beings when entangled in the intersubjective fabric with God with us, generator of the great brotherhood also among them. God created man and woman in his image and likeness in freedom, love and sovereign gratuity and, therefore, it enables them to experience the same attributes. The image of God in the human being is revealed in the ability of him to enter into relationship with the other, because God-Trinity is total bestowal and communication.