Tudo vira escrita: uma leitura de Algum Lugar, de Paloma Vidal

Ícone

Endereço:
Rua da Saudade, 56 - Vila Eduarda
São Luís de Montes Belos / GO
76100000
Site: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/index
Telefone: (64) 3671-1427
ISSN: 1982-7717
Editor Chefe: Maria Aurora Neta
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Semestral

Tudo vira escrita: uma leitura de Algum Lugar, de Paloma Vidal

Ano: 2020 | Volume: 20 | Número: 2
Autores: N. S. Ghessi
Autor Correspondente: N. S. Ghessi | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa brasileira contemporânea; Autoficção; Narração; Paloma Vidal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho propõe a análise do romance Algum lugar (2009), de Paloma Vidal, a partir do fenômeno da autoficção, um neologismo criado em 1977, por Serge Doubrovsky, e que, desde então, tem se desdobrado em diferentes discussões nos estudos literários. Embora a narração do “eu” seja um tema presente no panorama histórico da literatura nacional, nota-se cada vez mais a insurgência dessas narrativas no contexto brasileiro contemporâneo. Assim, o ponto de partida deste trabalho reside na problematização do termo autoficção, com o intuito de compreender o modo como esse conceito de origem francesa é mobilizado nas narrativas brasileiras contemporâneas. Isto é, a partir do estudo da proposição de Doubrovsky, discutimos a autoficção como uma abordagem crítica capaz de iluminar a leitura do romance de Paloma Vidal.



Resumo Inglês:

This work proposes the analysis of the novel Algum lugar (2009), by Paloma Vidal, based on the phenomenon of autofiction, a neologism created in 1977, by Serge Doubrovsky, and that, since then, has been unfolded in different discussions in literary studies. Although the narration of the “I” is a theme present in the historical panorama of national literature, the insurgency of these narratives is increasingly noticed in the contemporary Brazilian context. Thus, the starting point of this work resides in the problematization of the term autofiction, in order to understand how this concept of French origin is mobilized in contemporary Brazilian narratives. That is, from the study of Doubrovsky's proposition, we discussed autofiction as a critical approach capable of illuminating the reading of Paloma Vidal's novel.