Tufi Duek e a marca Forum: uma leitura da moda no Brasil

IARA

Endereço:
Centro Universitário Senac Santo Amaro Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
São Paulo / SP
4696000
Site: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/
Telefone: (11) 5682-7622
ISSN: 1983-7836
Editor Chefe: Maria Eduarda Araújo Guimarães
Início Publicação: 31/01/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Tufi Duek e a marca Forum: uma leitura da moda no Brasil

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Elizete Menezes Messias
Autor Correspondente: Revista Iara | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pode-se falar em indústria de moda no Brasil somente a partir do final dos anos 1970, quando despontou um núcleo de confecções voltadas para os estilos de vida jovens e esportivos, dirigidas por estilistas, que transformaram a produção de design na principal alavanca da sua expansão econômica. A Forum, criada e dirigida por Tufi Duek, tornou-se uma das empresas mais representativas deste grupo, integrando o setor mais legítimo do mercado, o das marcas de luxo.
O objetivo desta pesquisa – tomando por base a política de marketing implementada por Duek, que teve como estratégia associar a imagem do seu produto com os principais clichês da cultura brasileira- é recuperar o movimento de construção e consolidação da marca. Estudar a trajetória da grife é um caminho para resgatarmos uma parte da história da formação da indústria e do campo de moda no país.
A Forum, criada no início dos anos 80, propunha trabalhar com o jeans, focando-se no tamanho do mercado disponível para este artigo. Em 1982, um ano após a criação da Empresa, “duas entre três calças vendidas no país eram jeans, o que fazia do Brasil o mercado mais importante, depois dos Estados Unidos”[1]. (...)