O presente artigo trata da elaboração de roteiros arquitetônicos a partir de obras de relevância e espaços públicos de Porto Alegre. Conhecer seu Patrimônio Cultural, para conhecimento, divulgação e preservação é o objetivo a ser atingido.
A falta de uma política integrada da cidade possibilita crescente desqualificação dos espaços públicos com ocupação de comercio ambulante que polui e dificulta a mobilidade da população. Ações promovidas pelo poder público, entidades civis e iniciativas próprias, devem sensibilizar os cidadãos para a importância da conservação e divulgação de locais e edificações importantes, como patrimônio a serem utilizados como atrativos turísticos, culturais e de entretenimento.
Exemplos em países desenvolvidos, de apreço a seu patrimônio são fonte de conhecimento e ganho financeiro conseguindo transformar áreas em polos culturais, incentivando a economia por meio do incremento do turismo cultural e geração de empregos. O turismo cultural pode ser praticado através de roteiros arquitetônicos com critérios que contemplem valores artísticos, utilitários e históricos. Assim se estará contribuindo com a memoria e identidade urbanas, fazendo de Porto Alegre uma cidade rica e consciente do valor do seu passado.