Turismo religioso edevoção nas caravanas do Santuário Metropolitano Sertanejo de Canindé, Brasil

PatryTer

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ISSN: 2595-0169
Editor Chefe: Everaldo Costa
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

Turismo religioso edevoção nas caravanas do Santuário Metropolitano Sertanejo de Canindé, Brasil

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 5
Autores: I.L.O.Silva, C.D.M.Oliveira
Autor Correspondente: I.L.O.Silva | [email protected]

Palavras-chave: urismo; religião; espaço simbólico; caravana;SantuárioSertanejodo Canindé.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O  presente  artigo tem  por objetivoultrapassar a dicotomiaentre a modernidade do turismo religioso e atradição da peregrinaçãopenitente, dando uma atenção especial às estruturas temporais de ereção e organização das caravanas. De  fato, tanto  o  turismo  quanto  a  peregrinação compartilham  a experiênciacentral  que  reside  nos transportes e circulações. Com efeito, a coleta de dados sustentada com o uso de entrevistas informais, observações simples  e  participantes,  pesquisa  documental  e  bibliográfica. O  lugar  escolhido  é  o  Santuário  de  São Francisco  das Chagas  de  Canindé,  no  Estado  do  Ceará.  Prontamente,  somos  tomados  pela  dimensão  histórica  do  território sertanejo e a construção simbólica do lugar de milagres e prodígios; pela subjetividade e misticismo do ato de fazer peregrinação;  pelo  debate  de  uma  nova racionalidade  técnicados  transportes  e  fretamentos  turísticos, e  por conseguinte  novas  maneira  de  absorção  de  espaços  e  equipamentos  religiosos  no  turismo  no  Ceará. Aimaginação volta  à  tona,  porque  as  viagensem peregrinação abrangem à  existência  de  uma  realidade  transcendente,  uma predileçãopelos centrosde  irradiação  e convergência dos  fenômenos  religiosos enraizadosem  antigas  tradições, narrativaserepresentações.

Palavras-chave: turismo; religião; espaço simbólico; caravana;SantuárioSertanejodo Canindé.



Resumo Inglês:

This article aims to overcome the dichotomy between the modernity of religious tourism and the tradition of penitent pilgrimage, paying special attention to the temporal structures of erection and organization of caravans. In fact, both tourism and pilgrimage share the central experience that lies in transport and circulation. In effect, the data   collection   sustained   using  informal   interviews,  simple   observations   and   participants,  documentary   and bibliographic  research.  The  chosen  place  is  the  Sanctuary  of  São  Francisco  das  Chagas  de  Canindé,  in  the  State  of Ceará. Promptly, we are taken by the historical dimension of  thecountryside and the symbolic construction of  the place of miracles and wonders; for the subjectivity and mysticism of the act of making a pilgrimage; for the debate on a new technical rationality of transport and tourist charters, and therefore new ways of absorbing religious spaces and equipment in tourism in Ceará. The imagination returns to the surface, because the pilgrimage trips encompass the  existence  of  a  transcendent  reality,  a  predilection  for  the  centers  of  irradiation  and  convergence  of  religious phenomena rooted in ancient traditions, narratives and representations.

Keywords:tourism; religion; symbolic space; caravan;Sanctuary Sertanejo do Canindé



Resumo Espanhol:

Este  artículo  tiene  como  objetivo  superar  la  dicotomía  entre  la  modernidad  del  turismo religioso  y  la tradición  de  la  peregrinación  penitente,  prestando  especial  atención  a  las  estructuras  temporales  de  erección  y organización de caravanas. De  hecho,  tanto el turismo como  la peregrinación comparten la  experiencia central que reside  en  el  transporte  y  la  circulación.  En  efecto,  la  recolección  de  datos  se  mantuvo  mediante  entrevistas informales,  observaciones  simples  y  participantes,  investigación  documental  y  bibliográfica.  El  lugar  elegido  es  el Santuario  de  São  Francisco  das  Chagas  de  Canindé,  en  el  estado  de  Ceará.  De  inmediato,  nos  lleva  la  dimensión histórica  del  campo  y  la  construcción  simbólica  del  lugar  de  los  milagros  y  maravillas;  por  la  subjetividad  y  el misticismo  del  acto  de  peregrinar;  para  el  debate  sobre  una  nueva  racionalidad  técnica  del  transporte  y  las  cartas turísticas,  y  por  lo  tanto,  nuevas  formas  de  absorber  espacios  y  equipos  religiosos  en  el  turismo  en  Ceará.  La imaginación  se  destaca,  porque  los  viajes  de  peregrinación  abarcan  la  existencia  de  una  realidad  trascendente,una predilección  por  los  centros  de  irradiación  y  convergencia  de  fenómenos  religiosos  enraizados  en  antiguas tradiciones, narrativas y representaciones.

Palabras clave:turismo; religión; espacio simbólico; caravana;Santuario Sertanejo do Canindé