Twister Proteico: Uma Ferramenta Lúdica Envolvendo A Síntese De Proteínas

Revista de Ensino de Bioquímica

Endereço:
Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 0367, bairro Butantã
São Paulo / SP
05.508-000
Site: http://www.bioquimica.org.br
Telefone: (11) 3815-5798
ISSN: 23188790
Editor Chefe: Bayardo Baptista Torres e Eduardo Galembeck
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Twister Proteico: Uma Ferramenta Lúdica Envolvendo A Síntese De Proteínas

Ano: 2015 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Aline Weyh, Isis Gabriela Barbosa Carvalho, Analía del Valle Garnero
Autor Correspondente: A. Weyh, I.G.B. Carvalho, A.V. Garnero | [email protected]

Palavras-chave: ensino, Genética, jogo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diversos estudos demonstram que discentes dos mais variados níveis escolares relatam a Genética como um tema abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, apresentando múltiplas problemáticas no processo de ensino-aprendizagem e tornando-se necessárias práticas auxiliares. Dentre as ferramentas didáticas, o jogo é uma atividade lúdica muito utilizada atualmente, uma vez que, estimula as várias inteligências e permite maior interação entre aluno e professor. O presente trabalho busca a elaboração e aplicação de um jogo didático inovador e dinâmico, o Twister Proteico, como recurso pedagógico para a disciplina de Genética. A elaboração do jogo foi baseada na utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo pelo educando podendo abordar conhecimentos de transcrição, tradução e dobramento proteico. A atividade foi proposta e aplicada em sala de aula tendo como piloto alunos de graduação. A diversão associada ao conhecimento da ciência permitiu não apenas uma melhor memorização do conteúdo abordado, como despertou a curiosidade, reflexão do tema, construção do caráter e espírito de colaboração, além da competitividade através da interação entre a turma. Esta prática mostrou-se uma ferramenta eficaz na fuga da rotina e reparação de falhas do processo de ensino teórico.



Resumo Inglês:

Twister Protein: A Ludic Tool Involving Protein Synthesis

Several studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process.