A ubiquidade das artes nos ambientes virtuais de contemplação: imergindo na Pinacoteca do estado de São Paulo

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ISSN: 1808-5245
Editor Chefe: Samile Andréa de Souza Vanz
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

A ubiquidade das artes nos ambientes virtuais de contemplação: imergindo na Pinacoteca do estado de São Paulo

Ano: 2018 | Volume: 24 | Número: 1
Autores: Fábio Rogério Batista Lima, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Autor Correspondente: Fábio Rogério Batista Lima | [email protected]

Palavras-chave: Museu, Arquitetura da informação, Arquitetura da informação pervasiva. Ubiquidade, Heurísticas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As contínuas mudanças tecnológicas afetam diretamente as relações
de trabalho, família, comunidade, nos quais o lugar e o espaço deixam de ser
concretos e absolutos e passam a ser, segundo o pensador polonês Zygmunt
Bauman, “líquidos e relativos”. Estudamos o museu de artes Pinacoteca do
Estado de São Paulo, a partir das heurísticas da Arquitetura da Informação
Pervasiva (AIP). O estudo de caráter teórico e de nível descritivo e exploratório
teve como base a observação sistemática qualitativa da bibliografia coletada.
Como resultado, concluímos que as heurísticas da Arquitetura da Informação
Pervasiva podem servir de subsídio na práxis de futuras elaborações de
Arquitetura da Informação Pervasiva, direcionadas aos ambientes virtuais de
contemplação das artes.



Resumo Inglês:

The continuous technological changes directly affect labor relations,
family, community, in which the place and space stop being concrete and
absolute and become, according to Zygmunt Bauman, “liquids and relatives”.
This article aims to study the Pinacoteca arts museum of São Paulo based on the
heuristics of the Pervasive Information Architecture (AIP). The research is
theoretical, descriptive and exploratory, and was based on the qualitative
systematic observation of the collected bibliography. As a result, we conclude
that the heuristics Architecture of Pervasive Information (API) can provide
support in the praxis for future elaborations of Architecture of Pervasive
Information directed to virtual environments of contemplation of arts.