Um útero é do tamanho de um punho (2012), de Angélica Freitas, apresenta lugares-comuns do discurso sobre mulheres usando diferentes procedimentos. O livro obteve uma recepção significativa e a partir dele se articularam leituras que focalizaram tanto aspectos poéticos como políticos. Este artigo possui como interesse central o mapeamento de alguns dos desdobramentos e modos de funcionamentos deste livro em diferentes esferas: desde o contexto de sua própria produção e inquietações primeiras, até a percepção de como estabelece relações com outras produções contemporâneas. A proposta é refletir sobre o livro como uma máquina performática, seguindo as discussões de Aguilar e Cámara (2017). Trata-se de uma abordagem que pretende analisar os mais diversos signos que compõem o campo dos poemas permitindo pôr em discussão noções de literário, estético e político. Assim, este trabalho deseja impulsionar estudos sobre as políticas da poesia e da crítica, entendendo a literatura como campo expandido (KRAUSS, 1979) e buscando possibilidades e experimentações no método de crítica por meio de uma experiência de desierarquização dos signos. Portanto, incentiva-se a refletir sobre a forma com que os poemas circulam e impactam a sociedade promovendo outras configurações políticas.
Um útero é do tamanho de um punho (2012), by Angélica Freitas, presents discursive commonplaces about women using different procedures. The book has obtained a significative reception and became a starting point of relevant readings that focused both poetic and political aspects. This paper has as central interest the mapping of some of the unfolding and ways of functioning of the book in different spheres: from the context of its own production and primary concerns, to the perception of how it establishes relations with other contemporary works. The proposal is to reflect upon the book as a performative machine, following the discussions by Aguilar and Cámara (2017). It is about an approach that intends to analyze the diverse signs that may compose the field of the poems permitting to raise discussions on the notions of literary, aesthetic and political. This way, this work aims to foster studies about poetic and critical politics, comprehending literature as an expanded field (KRAUSS, 1979) and seeking possibilities and experiments in the critical method through an experience of signs dehierarchization. Therefore, it encourages to reflect about the way poems circulate and impact society promoting other political configurations.