O conceito de ideologia em Althusser está diretamente atrelado aos dispositivos de sujeição desenvolvidos por instituições. Mas qual seria exatamente a relação entre ideologia e instituições? É a partir da leitura do polêmico texto Aparelhos Ideológicos de Estado, que se constata uma dupla resposta a esse questionamento. Em primeiro lugar, Althusser nos convida a pensar a ideologia não enquanto uma produção teórica estreitamente ligada ao campo das ideias. Deve-se entender que a ideologia é um artefato, e como tal, possui uma existência concreta, sendo que suas práticas estão presentes nos modos de produção. A nosso ver, a questão mais importante suscitada pela leitura do texto althusseriano recai sobre a contemporaneização da ideologia, pensando-o não mais como uma substância localizada em algum ponto cultural e histórico da nossa sociedade, tal como pressupunham os exegetas do marxismo ortodoxo. O correto seria pensar a ideologia como uma experiência das multiplicidades. Quando Althusser afirma que a ideologia representa a relação imaginária dos sujeitos a partir das condições reais da existência, está interessado em problematizar o caráter equivocado de alguns estudos marxistas que concebiam a ideologia como uma distinção da realidade. São condições concretas de existência que estão em jogo, e elas circulam sobre as práticas sociais e o papel de assujeitamento do indivÃduo perante as ideologias. Assim, a questão recai sobre o diagnóstico dos dispositivos de interpelação produzidos pelas ideologias. Resta conhecer detalhadamente o funcionamento desses dispositivos a partir das especificidades produzidas pelas diferentes instituições que fazem o sujeito relacionar-se com os aparelhos ideológicos.