Mário Pedrosa foi reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento da crítica de arte brasileira e também por sua militância política. Embora tenha se destacado por sua atuação nesses dois campos, também desempenhou um papel central na formação de um grupo de artistas no Rio de Janeiro e nos debates entre partidários do abstracionismo e partidários do realismo, que foram fundamentais para o processo de renovação da arte moderna brasileira. Tendo em vista o envolvimento de Pedrosa em diversos campos de atividades, o objetivo deste artigo é investigar como seu empenho em aproximar-se dos artistas e tomar partido nas polêmicas envolvendo os movimentos artísticos contribuiu para que ele se consolidasse como uma autoridade nos assuntos relativos à arte em um momento em que os críticos buscavam reconhecimento sob a chancela das universidades.
Mário Pedrosa was recognized for his contribution to the development of the Brazilian art criticism and for his political activism. Although he was known for acting in these fields, he also played an important role in the creation of a group of artists in Rio de Janeiro and in the debates between the supporters of abstractionism and the supporters of realism, that were crucial to the process of renovation of the Brazilian modern art. Taking into account his involvement in many activi-ties, the purpose of this paper is to investigate how his effort in getting closer to artists and taking sides in the controversies about artistic movements led to his acceptance as an authority in the subjects concerning art at a moment when the critics were trying to achieve recognition through universities.