Um diálogo digital da Amazônia para o mundo: a indústria cultural 70 anos depois

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Um diálogo digital da Amazônia para o mundo: a indústria cultural 70 anos depois

Ano: 2014 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: COSTA, Alda Silva, OLIVEIRA, Ivana Guimarães, LEITE, Marcus Cavalcante
Autor Correspondente: COSTA, Alda Silva | [email protected]

Palavras-chave: indústria cultural, amazônia, tecnobrega

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os processos da indústria cultural marcados nos anos de 1940 pela presença das mídias deixam o século 20 no caminho da digitalização dos mass media. Adorno e Horkheimer conceituaram essa realidade destacando a força da apropriação desta indústria, mercantilizando as relações socioculturais. No século 21, as estatísticas da pirataria, a cultura do donwload que poderiam ser desafios constantes para fragmentação desta indústria, tornaram-se importantes estratégias de fortalecimento para um diálogo com o mercado. Na Amazônia, como recorte de reflexão, analisamos o videoclipe “Xirley Xarque e os Malacos da TF”, da cantora paraense Gaby Amarantos, lançado em 2011, tendo no roteiro o diálogo da periferia urbana com essas exigências mercadológicas e as estratégias digitais. O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão dessa relação estabelecida entre indústria cultural, 70 anos depois de sua conceituação, e o processo de conquista da fruição do público na apropriação de instrumentos da cultura digital para ascender à indústria fonográfica.



Resumo Inglês:

The processes of cultural industry in the 40s marked by the presence of radio and film media, leave the 20th century in the way of digitization of media. Adorno conceptualized this reality and Horkheimer highlighting the strength of ownership in the industry, commodifying the sociocultural relations. In the 21st century, the statistics of piracy, the reality of the sampler, the culture of download that could be ongoing challenges for fragmentation/weakening of the industry, have become important strategies for building a dialogue with the market. At Amazon, we use reflection as cut the video clip Xirley Xarque and Malacos the TF, the Para singer Gaby Tumbleweeds, launched in 2011, and the dialogue in the script of the urban periphery with these requirements and digital marketing strategies. This work aims to reflect this relationship between culture industry 70 years after its conception, and the process of gaining the enjoyment of the public ownership of the tools of digital culture to ascend to music industry.