Neste trabalho buscamos fazer uma reflexão crítica sobre os processos de produção de conhecimento e sobre o estatuto epistemológico da ciência moderna e do fazer científico tomando a perspectiva de Vilém Flusser como ponto de partida. Questionamos seus regimes de verdade a partir do paralelo entre a crença na imagem cinematográfica e nas imagens técnicas e a crença na aparente objetividade do conhecimento científico. Encontramos pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna em abordagens que privilegiem outras formas de racionalidades e de relações com o mundo. A criação artística e poética se torna um desses caminhos através da racionalidade estético-expressiva, como proposta por Santos (2002), como também na hipótese das Ficções filosóficas, proposta epistemológica de Flusser de uma forma de conhecimento que dissolva as barreiras entre arte e ciência. Esses caminhos podem nos dar a chance de estabelecer uma dimensão estética para a ciência que supere seu aparente desencantamento e insuficiência para resolver os problemas do mundo. A partir da observação de filmes denominados como falsos documentários, refletimos sobre o poder que a ficção tem de enxergar a realidade que ultrapassa a verdade e no poder do pensamento que supere e modifique os limites da verdade de seu próprio tempo, atuando ele próprio como questionamento crítico das ordens de pensamento em voga.
In this work we make a critical reflection on the processes of knowledge production and the epistemological status of modern science and scientific practice, taking Vilém Flusser's perspective as a starting point. We question their regimes of truth based on the parallel between belief in cinematographic image and technical images and belief in the apparent objectivity of scientific knowledge. We found clues for a critique of the paradigms of modern science in approaches that favor other forms of rationality and relations with the world. Artistic and poetic creation becomes one of these paths through aesthetic-expressive rationality, as proposed by Santos (2002), as well as in the hypothesis of Philosophical Fictions, Flusser's epistemological proposal of knowledge that dissolves the barriers between art and science. These paths can give us the chance to establish an aesthetic dimension for science that overcomes its apparent disenchantment and insufficiency to solve the world's problems. From the observation of films called false documentaries (mockumentaries), we reflect on the power that fiction has to see the reality that surpasses the truth and on the power of thought that surpasses and modifies the limits of the truth of its own time, acting itself as critical questioning of thought orders in vogue.