Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX
Urdimento
Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX
Autor Correspondente: Bruna Grasiela Silva Rondinelli | [email protected]
Palavras-chave: Teatro, encenação, Robert Macaire, A Estalagem dos Trampolineiros, século XIX
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo toma como objeto de análise a circulação da peça francesa A Estalagem dos Trampolineiros, no Rio de Janeiro de meados do XIX. Escrita em 1823, segundo os cânones do Melodrama, para ser representada no Bulevar do Crime, a obra gerou celeuma quando os atores Lemaître e Firmin modificaram o jogo de cena inerente ao gênero, transformando os bandidos Robert Macaire e Bertrand em tipos cômicos de grande apelo público. Analisamos a recepção brasileira da obra, buscando observar os efeitos provocados pelos deslocamentos que ela realiza nas convenções já estabilizadas, procurando, assim, acenar para a complexidade da cena teatral do período.
Resumo Inglês:
This article analyzes the circulation of the French theater play L’Auberge des Adrets, in the Rio de Janeiro of the midnineteenth century. Written accordingly to the canons of the Melodrama, in 1823, to be played in the Boulevard du Crime, the play generated a vast public disturbance as the actors Lemaître and Firmin altered the staging commonly applied for the genre, turning the bandits they both portrayed into comic types of great public appeal. The article deals with the Brazilian reception of the play; in order to observe the effects of the displacements it performs in the stabilized conventions of the Melodrama, therefore aiming to highlight the complexity of the theatrical scene of that time.