O artigo aborda a avaliação de desempenho como sendo decorrente da estratégia competitiva. Contendendo os conceitos e os modelos relativos à formulação estratégica de manufatura, procuramos desdobrar um procedimento sistemático capaz de interagir os nÃveis de desempenho operacionais e não operacionais ao desenvolvimento da estratégia competitiva. No que concerne à abordagem de pesquisa quantitativa, utilizamos a análise de séries temporais à interpretação dos resultados logrados, concebendo o setor siderúrgico brasileiro como a unidade de análise deste estudo de caso real. Procuraremos descrever o cenário internacional, realçando as tendências e caracterizando a unidade de análise dentro deste contexto. O artigo tem como proposta o detalhamento de uma temática ainda pouco perscrutada na literatura, assim como a exploração dos meios para conduzir uma organização de forma pró-ativa e com efetividade aos seus objetivos corporativos.
This paper aims to appraise performance as a process that stems from the employment of a competitive strategy. By pitting the concepts and models relative to the manufacturing strategy formulation against each other, it seeks to unfold a systematic process capable of fostering interaction between operational and non-operational levels and the development of competitive strategy. As the approach to interpret the results obtained is based on a statistical
analysis, the time-series analysis is used. The study seeks to look into organization proactively and effectively, so as to reach its corporate goals.