No presente trabalho, analisaremos a obra
Esse Cabelo
(2015), da escritora
angolana Djaimilia Pereira de Almeida, à luz das categorias propostas por Butler
(2015) no que se refere ao ato de relatar a si. Situaremos a obra no contexto da escrita
de si e do relato de si, discutindo as noções de autoria colocadas por Foucault (2001).
Discorreremos sobre a transmutação da estética em moral, demonstrando como
essa metamorfose se manifesta na obra analisada, e ainda verificando de que forma
o corpo, enquanto objeto de padrões estéticos, pode se tornar vítima da violência
ética. Trabalharemos a hipótese de que esse corpo negro, entendido como ferramenta
política de compreensão do mundo, é um potencial objeto da violência descrita por
Butler, à medida que também se submete às pretensões morais da universalidade.
In this paper, we will analyze the work
Esse Cabelo
(2015), by the Angolan writer
Djaimilia Pereira de Almeida, in the light of the categories proposed by Butler (2015)
regarding the act of reporting oneself. We will situate the work in the context of self-
writing and self-reporting, discussing the notions of authorship proposed by Focault
(2001). We will discuss the transmutation of aesthetics into morals, demonstrating
how this metamorphosis manifests itself in the analysed work, verifying how the
body, as an object of aesthetic standards, might become a victim of ethical violence.
We will work on the hypothesis that this black body, understood as a political tool for
understanding the world, is a potential object of the violence described by Butler, as
it also submits to the moral claims of universality.