Neste artigo discutem-se as relações entre música e cena partir das teorias do gesto musical e dogestusbrechtiano. A intersecção das linguagens da música e do teatro nessa discussão específica se consolida a partir de um trabalho prático intituladoRécita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar,espetáculo de música-teatro. O foco do texto é o papel do violino tanto musicalmente quanto em cena, suas especificidades técnicas e as linguagens vinculadas ao instrumento, sublinhando seus aspectos estéticos e históricos aliados á consolidação de um repertório de Brecht e Weill dentro dos procedimentos propostos pelo espetáculo.
On this paper the relationship between music and the scene are discussed departing from the theories of the musical gesture and the gestus from B. Brecht. The link between the languages of music and theatre is made in basis of an practical work called Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar, an music-theater performance. The focus of the text is the role of the violin, both from the musically and scenic point of views, its technical specificity and the languages tied to the instrument, underlining its aesthetic and historical aspects linked to the setting of such a Brecht and Weill repertoire inside the procedures of the theatrical performance.