Uma análise crítica do edital JogosBR 2004 para a compreensão do mercado brasileiro de jogos eletrônicos

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Uma análise crítica do edital JogosBR 2004 para a compreensão do mercado brasileiro de jogos eletrônicos

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Jônatas Kerr de Oliveira
Autor Correspondente: Jônatas Kerr de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Jogos eletrônicos, Videogames, Edital, Jogosbr

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O edital JogosBr de 2004 é um marco histórico na indústria do videogame no Brasil, e reflete diversos problemas mercadológicos, econômicos e sociais que remontam à reserva de mercado dos anos 80. Este artigo parte de uma análise crítica do edital JogosBR de 2004, um mecanismo de incentivo à produção de jogos em território nacional por parte do governo federal, para realizar uma reflexão sobre o setor de jogos no Brasil e no mundo. Para contextualizar o edital e reforçar sua importância, este artigo aborda a formação da indústria de jogos eletrônicos no país, e sua trajetória até o lançamento do edital, momento em que a indústria brasileira estava fortemente debilitada. A partir desta análise histórica e contextual, o edital é analisado em seu regulamento, nos projetos aprovados e nos resultados obtidos por ele, concluindo com um levantamento de problemas e falhas ocorridos na concepção e execução deste e sugestões para futuros concursos.



Resumo Inglês:

The 2004 GamesBr announcement is a landmark in the videogame industry in Brazil, and reflects several marketing, economic and social problems that go back to the 1980s market reserve. This article is based on a critical analysis of the 2004 GamesBR announcement, a mechanism of incentive to the production of games in national territory by the federal government, to carry out a reflection on the gaming industry in Brazil and in the world. In order to contextualize the edict and reinforce its importance, this article addresses the formation of the electronic games industry in the country, and its trajectory until the announcement of the announcement, at which time the Brazilian industry was strongly weakened. Based on this historical and contextual analysis, the edict is analyzed in its regulations, in the projects approved and in the results obtained by it, concluding with a survey of problems and failures occurred in the conception and execution of this and suggestions for future competitions.



Resumo Espanhol:

O edital JogosBr de 2004 é um marco histórico na indústria do videogame no Brasil, e reflete diversos problemas mercadológicos, econômicos e sociais que remontam à reserva de mercado dos anos 80. Este artigo parte de uma análise crítica do edital JogosBR de 2004, um mecanismo de incentivo à produção de jogos em território nacional por parte do governo federal, para realizar uma reflexão sobre o setor de jogos no Brasil e no mundo. Para contextualizar o edital e reforçar sua importância, este artigo aborda a formação da indústria de jogos eletrônicos no país, e sua trajetória até o lançamento do edital, momento em que a indústria brasileira estava fortemente debilitada. A partir desta análise histórica e contextual, o edital é analisado em seu regulamento, nos projetos aprovados e nos resultados obtidos por ele, concluindo com um levantamento de problemas e falhas ocorridos na concepção e execução deste e sugestões para futuros concursos.