O presente trabalho tem por fito analisar a letra capital do poema “Panegírico ao Marquês de Marialva”, atribuído ao poeta luso-brasileiro Manuel Botelho de Oliveira. A leitura de tal letra versal maiúscula será levada a termo tendo em vista a sua disposição no processo de demarcação e organização de gêneros de poemas no interior do livro Música do Parnasso, no qual estão reunidos diversos tipos de textos poéticos e retóricos atribuídos ao artíficie, a exemplo de sonetos, redondinhas, madrigais, romances, canções e décimas. Analisar-se-á o assunto ilustrado em tal aparato visual-textual em seu caráter particular do panegírico, para, posteriormente, tentarmos relacionar o tipo de cena desenhada com as noções sobre um distinto costume de se pensar o gênero panegírico, em certas sociedades de outrora.
This paper aims at analysing the capital letter inserted in the poem entitled “panegyric to the Marquis of Marialva”, attributed to the Luso-Brazilian poet Manuel Botelho de Oliveira. In the analysis of the referred capital letter it will be considered its position in the book Música do Parnasso, in which several types of poetic and rhetorical texts are attributed to the artifice, such as sonnets, rounds, madrigals, romances, songs and tenths. This letter is a mark textual that indicates the beginning of a new book section–that of the poems composed in octave rhyme. It will be considered also how this particular capital letter relates itself to the panegyric, amplifying its sense.
Este trabajo tiene como objetivo analizar la letra capital del poema “Panegírico ao Marquês de Marialva”, atribuido al poeta portugués-brasileño Manuel Botelho de Oliveira. La lectura de dicha letra capital se realizará en vista de su disposición en el proceso de demarcación y organización de géneros de poemas dentro del libro Música do Parnasso, en el que se atribuyen al poetavarios tipos de textos poéticos y retóricos, como sonetos, rondas, madrigales, romances, canciones y décimas.El tema ilustrado en este aparato visual-textual será analizado en su carácter particular del panegírico, para luego intentar relacionar el tipo de escena dibujada con las nociones sobre uno costumbre distinto de pensar el género panegírico, en determinadas sociedades de antaño.