Uma cartografia da leitura: o imaginário leitor fortalezense na segunda metade do século XIX

Informação em Pauta

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ISSN: 2525-3468
Editor Chefe: Luiz Tadeu Feitosa
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação

Uma cartografia da leitura: o imaginário leitor fortalezense na segunda metade do século XIX

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Felipe Alves de Lima Braga
Autor Correspondente: Felipe Alves de Lima Braga | [email protected]

Palavras-chave: Leitura, Prática de Informação, História de Fortaleza

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  resumo  é  um  vislumbre  da  dissertação:  Uma  Cartografia  da  Leitura,  apresentada  ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa buscou investigar a leitura e o contexto leitor da cidade de Fortaleza na segunda metade  do  século  XIX,  sob  o  viés  informacional.  Tem-se,  como  intuito,  resgatar  parte  da historiografia e literatura local dessa fase, procurando entender como a dinâmica sociocultural influenciou as produções intelectuais desse período e as leituras feitas pela população. Para tanto, investigaram-se as agremiações literárias surgidas na cidade nessa época, atribuindo-se a elas as primeiras produções literárias cearenses. Entendendo a cidade e suas complexidades como o mote dos enredos de muitas dessas obras literárias, investigou-se como os intelectuais desses grupos viam a cidade e retravam o seu cotidiano, além de buscar identificar as influências literárias e leitoras desses sujeitos. Na busca de traçar uma cartografia leitora de Fortaleza, abordam-se os conceitos de informação, leitura, imaginário e memória para que se possa entender  o  contexto  histórico  local  sob  o  viés  das  teorias  da  informação.  Nesse  sentido, procurou-se  responder  à  problemática:  Como  se  deu  a  formação  do  imaginário  leitor fortalezense na segunda metade do século XIX? Nessa perspectiva, o objetivo geral do estudo foi investigar a formação do imaginário leitor fortalezense na segunda metade do século XIX, com foco nas instituições: Biblioteca Provincial, Instituto do Ceará e Academia Cearense de Letras. Os objetivos específicos foram: a) identificar os fluxos de informação e produção do conhecimento da cidade naquela época; b) mapear os marcos culturais que contribuíram para formação do imaginário leitor da capital; c) conhecer o panorama sociocultural e histórico de Fortaleza no fim do século XIX; e d) entender o papel das três instituições escolhidas na construção da cidade e de seu cotidiano leitor, nos aspectos da assimilação, produção e disseminação de informações e conhecimentos.  Como  estratégia  metodológica,  a  pesquisa  é  de  natureza  exploratória  e descritiva,  sendo  uma  pesquisa  bibliográfica  e  documental,  com  abordagem  qualitativa, utilizando-se o método histórico. Conclui-se que o panorama leitor da cidade de Fortaleza no período foi formado por uma pequena rede de informação constituída por jornais, comércios livreiros e agremiações leitoras, além de um contexto histórico com fortes influências dos ideais civilizatórios europeus, na chamada Belle Époque. O imaginário leitor da época foi alicerçado em um  projeto  político  civilizatório  pautado  na  filosofia  das  luzes  e  nas  ideias  cientificistas importadas da Europa. A elite intelectual almejava uma sociedade culta e, como essa mesma elite circulava nas esferas políticas e de poder da cidade, ela idealizou uma sociedade que tinha como sua  maior  engrenagem  para  o  desenvolvimento  a  cultura  letrada  e  erudita.  A  Biblioteca Provincial,  O  Instituto  do  Ceará  e  a  Academia  Cearense  de  Letras  ratificam  esse  projeto inaugurando uma tradição de produção científica e literária na cidade, que buscava introduzir o progresso através de suas produções, assim como incentivar a busca de uma identidade local por meio da produção do conhecimento sobre a história colonial da Província, sobre a geografia local e os impactos positivos da introdução de tecnologias para o progresso socioeconômico do estado.  Portanto,  o  imaginário  do  progresso  pelas  letras,  influenciado  pelos  postulados cientificistas e civilizatórios europeus e a busca de uma identidade local e nacional configuram as bases do imaginário desse período.



Resumo Inglês:

This summary is a small glimpse of the dissertation: A Cartography of the Reading, presented to the Post-Graduation Program in Information Science of the Federal University of Ceará. The research sought to investigate the reading and the reader context of the city of Fortaleza in the second half of the  nineteenth century, under the informational bias. It is intended, as an intention, to recover part of the historiography and local literature of this phase, trying to understand how the socio-cultural dynamics influenced the intellectual productions of this period and the readings made by the population. In order to do so, we investigated the literary associations that emerged in the city at that time, and attributed to them the first literary productions of Ceará. Understanding the city and its complexities as the motto of the plot of many of these literary works, we investigated how the intellectuals of these groups saw the city and retract their daily life, in addition to seeking to identify the literary and reading influences of these  subjects.  In  the  search  to  draw  a  cartography  reader  of  Fortaleza,  the  concepts  of information, reading, imagery and memory are approached in order to understand the local historical context under the bias of information theories. In this sense, we tried to answer the problematic: How did the formation of the reader's imagination strengthen in the second half of the  nineteenth century?  From  this  perspective,  the  general  objective  of  the study  was  to investigate the formation of the reader's imagination in the second half of the nineteenth century, focusing on institutions: the Provincial Library, the Ceará Institute and the Ceará Academy of Letters. The specific objectives were: a) to identify the information and production flows of knowledge of the city at that time; ; b) map the cultural milestones that contributed to the formation of the imaginary reader of the capital; c) to know the socio-cultural and historical panorama of Fortaleza at the end of the 19th century; and d) to understand the role of the three institutions  chosen  in  the  construction  of  the  city  and  its  daily  reader  in  the  aspects  of assimilation, production and dissemination of information and knowledge. As a methodological strategy, the research is exploratory and descriptive, being a bibliographical and documentary research, with a qualitative approach, using the historical method. It is concluded that the reading panorama of the city of Fortaleza in the period was formed by a small information network made up of newspapers, book shops and book associations, as well as a historical context with strong influences of the European civilizational ideals, in the so-called Belle Époque. The imaginary reader of the time was based on a civilizational political project based on the philosophy of the lights and the scientific ideas imported from Europe. The intellectual elite aspired to a cultured society, and as this same elite circulated in the political and power spheres of the city, they idealized a society that had as its greatest cog in the development of literate and erudite culture. The Provincial Library, the Ceará Institute and the Ceará Academy of Letters ratify this project by inaugurating a tradition of scientific and literary production in the city that sought to introduce progress through its productions, as well as to encourage the search for a local identity through the production of knowledge about the province's colonial history, local geography, and the positive impacts of introducing technologies for the state's socioeconomic progress. Therefore, the imaginary of progress through the letters, influenced by the European scientific and civilizing postulates and the search for a local and national identity, form the basis of the imaginary of this period.