Este artigo analisa o romance Simpatia pelo demônio (2016), de Bernardo Carvalho, tendo como tema central o discurso aparentemente fabular do seu enredo. Toma-se como meta investigativa o aspecto caricatural dos personagens e a estrutura de fábula que reveste a trama em questão. Enfatiza-se, na obra, o modo como seus enunciados transitam, ora pela ludicidade dos pequenos acontecimentos do dia a dia, ora sobre assuntos de violência. Além das desavenças ideológicas apontadas sob o pretexto da religião e o sequestro internacional baseado em conspirações terroristas, revelando-se um convite à reflexão, acerca da civilização no auge da modernidade considerada globalizada.
This article analyses the novel Simpatia pelo demônio (2016), written by Bernardo Carvalho, with an apparent discourse from fable nature of his plot as the leading theme. The caricature aspect of the characters and the structure of the fable, which cover this plot, are taken as an investigative aim. It is emphasized, in this work, the way its outlines move through one moment by the ludic of the day by day small events, the next by violence. Besides the ideological disagreements under the pretext of religion and the international kidnapping based on terrorist conspiracies, that reveal an invitation to the reflection, about the civilization in the acme of the modernity considered globalized.