O autor tem como objetivo fazer uma leitura do livro recentemente traduzido
ao português (“Para uma Psicologia Cultural da Religiãoâ€, do psicólogo
holandês da Religião Jacob A. Belzen,), analisando-o desde a realidade religiosa
polimorfa do Brasil. Na primeira parte, com base na perspectiva interdisciplinar
e na hermenêutica que Belzen pretende dar à abordagem psicológica da Cultura
e da Religião, o autor comenta os princÃpios, aproximações e aplicações que,
segundo seu entendimento, poderão, no futuro, conduzir a uma Psicologia verdadeiramente
cultural da Religião. Na segunda parte, tomando como referência
dois casos holandeses marcadamente patológicos descritos e analisados de forma
interdisciplinar por Belzen, Valle faz uma releitura de um caso de milenarismo e
suposta intervenção demonÃaca acontecido em um remoto lugarejo de Catulé-
-MG. Mostra que, nesse caso brasileiro – bem estudado por cientistas da religião
da USP ainda nos anos 50, quando se deu –, a hermenêutica interdisciplinar e as
orientações metodológicas de Belzen poderão ser aplicadas com grande proveito,
sendo capazes de trazer nova luz tanto a casos patológicos quanto aos que se
situam dentro da normalidade cultural e religiosa de cada grupo.
The article presents a brazilian reading of the recently translated Belzen’s
book “Para uma Psicologia Cultural da Religião†(original in English: “Towards
a Cultural Psychology of Religionâ€). Taking into account the religious pluralism
of Brazil the author presents a short overview of Belzen’s main concepts
of Culture and Religion, showing a possible interdisciplinary approach to the
relations between both in the Psychology in general and more specifically in
the Psychology of Religion to. The author comments also the usefulness of the
belzian principles, approaches and applications to other non European cultural and religious contexts, like ours. Following his indications, Valle shows its effectiveness
in today’s increasing complexity of the Brazilian religious field, going
back to a famous and well studied high pathological case of milenarism in a
lost and small place of Minas Gerais, called Catulé. He tries at the same time
to show that many theoretical and methodological hints suggested by Belzen
about the relations between psychology, culture, religion and history can be a
very useful instrument in order to bring in a new light to some otherwise hidden
psychosocial and cultural aspects of religious tragedies like this happened
in Catulé in the fifties.