Uma leitura de O Grifo de Abdera de Lourenço Mutarelli como realidades múltiplas

Opiniães

Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, salas 04 e 09 - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH, USP - Butantã / Cidade Universitária
São Paulo / SP
05508-900
Site: http://revistas.usp.br/opiniaes
Telefone: (11) 3091-4289
ISSN: 25258133
Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Uma leitura de O Grifo de Abdera de Lourenço Mutarelli como realidades múltiplas

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 16
Autores: Lielson Zeni
Autor Correspondente: L. Zeni | [email protected]

Palavras-chave: lourenço mutarelli, literatura brasileira, história em quadrinhos, performance, ficção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No romance O Grifo de Abdera, o autor Lourenço Mutarelli traz para o primeiro plano da narrativa um jogo de múltiplas identidades que se relacionam de modo conflituoso, mas nem por isso menos produtivo. Em uma mescla de realidade e ficção, Mutarelli propõe que ele não passa de um personagem criado por um escritor que não gosta de aparecer, interpretado por um ator. A partir disso, a carreira literária e quadrinística de Mutarelli é revisitada do ponto de vista da ilusão e da farsa, a partir de seus biografemas. Além dessa expansão da ficção para a realidade (e de volta à ficção), há também um longo trecho do romance em história em quadrinhos, além de atos performáticos, o que conduz à multiplicação das realidades a partir da ficção.



Resumo Inglês:

In the novel O Grifo de Abdera, the author Lourenço Mutarelli brings to the forefront of the narrative a game of multiple identities with conflituous relationships, but no less productive. In a mix of reality and fiction, Mutarelli suggests that he is but a character created by a writer who does not like being noticed, who, in turn, is played by an actor. From that, Mutarelli’s literary and comic book career is revisited from the perspective of illusion and farce, taking his biographems as a starting point. In addition to this expansion from fiction to reality (and back to fiction), there is also a long excerpt of the novel as a comic book, as well as performing acts, which leads to the multiplication of realities from fiction.