Esse relato propôs a descrever e discutir o processo de criação da dramaturgia e encenação da peça Soledad sob a perspectiva do pensamento decolonial, registrando elementos que contribuem para propor processos criativos latino-americanos em uma mirada ao sul. A peça parte da história da militante e poeta Soledad Barrett Viedma, vítima da Ditadura militar brasileira, em 1973, e de histórias de mulheres insurgentes. Ao analisar o processo de criação de Soledad, o estudo identificou os caminhos de construção imagética e dramatúrgica, evidenciando as alegorias da peça.
This report proposes to describe and discuss the process of creating the dramaturgy and staging of the play Soledad from the perspective of decolonial thinking, registering elements that contribute to proposing Latin American creative processes in a southern gaze. The play starts from the story of activist and poet Soledad Barrett Viedma, victim of the Brazilian military dictatorship in 1973, and stories of insurgent women. By analyzing the process of creation of Soledad, the study identified the paths of imagery and dramaturgical construction, highlighting the allegories of the play.
Este informe se propuso describir y discutir el proceso de creación de la dramaturgia y puesta en escena de la obra Soledad desde la perspectiva del pensamiento decolonial, registrando elementos que contribuyen a proponer procesos creativos latinoamericanos en una mirada sureña. La obra parte de la historia de la activista y poeta Soledad Barrett Viedma, víctima de la dictadura militar brasileña en 1973, y de historias de mujeres insurgentes. Al analizar el proceso de creación de Soledad, el estudio identificó los caminos de la construcción imaginaria y dramatúrgica, destacando las alegorías de la obra.