Podem as obras do passado incorporar imagens e modos de ver que historicamente as sucedem? Este estudo se debruça sobre a novela gráfica Sinal e ruído, de Neil Gaiman e Dave McKean de 1992, para tratar da ressonância póstuma das imagens, a partir da temática do apocalipse. Parte-se da problemática segundo a qual o modo como lidamos, hoje, com o passado o ressignifica enquanto passado, o qual, não obstante, nos constituiu e nos trouxe a este presente. Por fim, depreende-se do imaginário póstumo da obra estudada a figura benjaminiana do pós-narrador, que cumpre a tarefa paradoxal e anônima de rememorar todas as almas pretéritas e presentes que seguem em procissão rumo ao esquecimento.
Can the works of the past incorporate images and ways of seeing that historically succeed them? This study focuses on the graphic novel Signal to noise, by Neil Gaiman and Dave McKean from 1992, to deal with the posthumous resonance of the images, based on the theme of the apocalypse. It starts with the problem according to which the way we deal today with the past re-signifies it as a past, which, nevertheless, constituted us and brought us to this present. Finally, in the posthumous imaginary of the studied work, Benjamin's figure of the post-narrator is identified, who fulfills the paradoxical and anonymous task of remembering all the past and present souls that follow in procession towards oblivion.