Este artigo é o resultado de uma pesquisa artística e procura propor uma reflexão sobre a performance realizada em 2019 por um estudante de artes visuais que pendurou uma rede no metrô de Medellín (Colômbia). Sua intervenção (acontecendo) neste espaço público desencadeou uma série de comentários e controvérsias dignas de séria consideração como amostra do que a arte pode incitar e seu potencial para "desconforto" intelectual da sociedade, favorecendo, neste caso específico -entre outras coisas-, uma interessante reflexão sobre regionalismo, xenofobia, racismo e poder na Colômbia.
Este trabajo es resultado de una investigación artística y busca proponer una reflexión sobre la acción realizada en 2019 por un estudiante de artes plásticas que colgó una Hamaca en el Metro de Medellín (Colombia). Su intervención en este espacio público suscitó una serie de comentarios y polémicas dignas de ser consideradas seriamente como muestra de lo que el arte puede incitar y de su potencial para “afectar” a la sociedad, favoreciendo, en este caso específico y entre otras cosas una interesante reflexión sobre el regionalismo, la xenofobia, el racismo y el poder en Colombia.