Uma revolução necessária: Pela presença efetiva do Teatro do Oprimido nas Licenciaturas em Teatro

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Uma revolução necessária: Pela presença efetiva do Teatro do Oprimido nas Licenciaturas em Teatro

Ano: 2022 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Adilson Ledubino, Waldimir Rodrigues Viana, Marcia Strazzacappa
Autor Correspondente: Adilson Ledubino | [email protected]

Palavras-chave: Teatro do oprimido, Licenciatura em Teatro, Formação docente, Augusto Boal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo cartografa a presença ou ausência do Teatro do Oprimido nas licenciaturas em Teatro de universidades públicas da região Sudeste do Brasil, lançando mão da análise dos Projetos Político Pedagógicos e da súmula curricular de tais instituições, além de entrevistas semiestruturadas com artistas-docentes-pesquisadores estudiosos do tema. A partir deste estudo, evidenciam-se os impactos e as contribuições que o método criado por Augusto Boal pode oferecer à formação de professores de teatro, assim como à Educação Básica. Por fim, propõe-se o desenho curricular de uma disciplina centralmente dedicada ao Teatro do Oprimido como uma revolução possível e necessária.



Resumo Inglês:

This article maps the presence or absence of the Theater of the Oppressed in the Bachelor’s Degrees in Theater of Public Universities in the Southeast of Brazil, making use of the analysis of Pedagogical Political Projects and the curriculum summary of such institutions, in addition to semi-structured interviews with artist-teachers, researchers, scholars of the subject. From this study, it shows the impacts and contributions that the method created by Augusto Boal can offer to the training of theater teachers, as well as to basic education. Finally, it proposes the curricular design of a discipline centrally dedicated to the Theater of the Oppressed as a possible and necessary revolution.



Resumo Espanhol:

Este artículo mapea la presencia o la ausencia del Teatro del Oprimido en las Licenciaturas en Teatro de las Universidades Públicas del Sureste de Brasil, por medio de análisis de los Proyectos político-pedagógicos y de la estructura curricular de estas instituciones, además de entrevistas semiestructuradas con artistas-maestros-investigadores y estudiosos de la materia. A partir de este estudio se muestran los impactos y los aportes que el método creado por Augusto Boal puede ofrecer a la formación de profesores de teatro así como a la escuela. Finalmente, propone el diseño curricular de una asignatura dedicada centralmente al Teatro del Oprimido como una revolución posible y necesaria.