Uma serpente operística: a encenação da última peça de Nelson Rodrigues

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Uma serpente operística: a encenação da última peça de Nelson Rodrigues

Ano: 2023 | Volume: 4 | Número: 49
Autores: Andrea Renck
Autor Correspondente: Andrea Renck | [email protected]

Palavras-chave: A Serpente, cenografia, espaço cênico, Nelson Rodrigues, Marcos Flaksman

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo enfoca a primeira encenação de A Serpente, última peça de Nelson Rodrigues, realizada no Rio de Janeiro em 1980, com direção e cenografia de Marcos Flaksman. A partir de pesquisa sobre a montagem e de entrevista realizada com o diretor, foram compilados dados historiográficos e analisadas a recepção crítica da peça, a atuação do dramaturgo na montagem do texto e as opções cênicas e estéticas do encenador, abordando por fim o processo de criação da espacialidade para aquela cena.



Resumo Inglês:

This article focuses on the first theatrical production of The Serpent, Nelson Rodrigues’ last play, performed in Rio de Janeiro in 1980, directed and set designed by Marcos Flaksman. Based on research into the productionand an interview with the director, historiographical data was compiled and the critical reception of the play, the playwright’s role in the production and the director’s scenic and aesthetic choices were analyzed, finally dealing with the process of creating spatiality for this scene.



Resumo Espanhol:

Este artículo se centra en la primera puesta en escena de La Serpiente, la última obra de Nelson Rodrigues, representada en Rio de Janeiro em 1980, con dirección y escenografía de Marcos Flaksman. A partir de una investigación sobre el producción y una entrevista al director, se recopilaron dados historiográficos y se analizó la recepción crítica de la obra, el papel del dramaturgo em la montaje y las opciones escénicas y estéticas del director, tratando finalmente acerca del proceso de creación de espacialidad para esta escena.