Una clasificación de grupos de clowns/payasos para su enseñanza-aprendizaje en Cuba

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Una clasificación de grupos de clowns/payasos para su enseñanza-aprendizaje en Cuba

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 46
Autores: Miguel Angel Amado González
Autor Correspondente: Miguel Angel Amado González | [email protected]

Palavras-chave: palhaço, ensino-aprendizagem, Escola Nacional de Palhaços de Cuba

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo propõe uma classificação de grupos de palhaços de acordo com as suas localizações. É o resultado da investigação teórica e metodológica sustentada em diferentes ações de formação na Escola Nacional de Palhaços de Cuba, desde a necessidade de reforçar a ensino-aprendizagem desta especialidade cénica nas diferentes academias em que é atualmente ensinada. A proposta baseia-se fundamentalmente na história do palhaço com referências críticas na experiência cubana.



Resumo Inglês:

The article proposes a classification of groups of clowns according to their locations. It is the result of the theoretical and methodological research sustained in different training actions at the National Clown School of Cuba, from the need to strengthen the teaching-learning of this scenic specialty in the different academies in which it is currently taught. The proposal are fundamentally based on the history of the clown with critical references in the Cuban experience.



Resumo Espanhol:

El artículo propone una clasificación de grupos de payasos o clown según sus emplazamientos. Es el resultado de la indagación teórica y metodológica sostenida en diferentes acciones formativas en la Escuela Nacional de Clown de Cuba, a partir de la necesidad de fortalecer la enseñanza-aprendizaje de esta especialidad escénica en las diferentes academias en las que se imparte actualmente. La propuesta se basa fundamentalmente en la historia del payaso con referencias críticas en la experiencia cubana.